Combinando educação, ciência e experiência prática, o Espaço da Ciência de Paracambi, vinculado à Fundação Cecierj, se consolida como uma importante referência em educação informal e popularização do conhecimento científico no estado do Rio de Janeiro. Localizado na Rua Vereador José do Couto, s/n – Centro, no município de Paracambi (RJ), o local oferece ao público um ambiente interativo que aproxima a ciência do cotidiano de forma acessível e envolvente.

Lugar de integração e conhecimento para todas as idades. Foto: Filipe Dutra

A unidade funciona como um espaço de apoio ao ensino de ciências, atendendo professores e estudantes das redes pública e privada. Por meio de atividades interativas, experimentos, exposições e jogos educativos, o ambiente estimula a curiosidade e contribui para a aprendizagem de maneira prática e significativa.

O espaço representa uma ótima oportunidade de práticas pedagógicas para escolas da região. Foto: Filipe Dutra

“Quando a gente participa dos experimentos, é como se aquilo que aprendemos na escola ganhasse vida na prática. Poder ver e interagir com o conteúdo dessa forma torna tudo mais claro e envolvente. É uma experiência muito marcante”, declarou Jamily Cunha, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Jamily Cunha, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) demonstra entusiasmo ao falar de sua experiência no espaço. Foto: Filipe Dutra

Além de seu papel educacional, o local também se destaca como um ambiente de cultura e formação crítica por meio do Cineclube Cecierj. A iniciativa promove a exibição de filmes seguidos de debates, utilizando o audiovisual como ferramenta de reflexão. Dessa forma, o Cineclube amplia o acesso à cultura e fortalece o diálogo entre conhecimento e linguagem artística.

Receita de aprendizado e diversão para as crianças, o Cineclube é uma das atrações do espaço.Foto: Filipe Dutra

“A experiência de trazer meus alunos aqui foi muito positiva, pois eles puderam ter contato com a arte. A arte ultrapassa as fronteiras do tempo, e o que encantava as crianças no passado continua encantando até hoje”, afirmou a professora Monyelle Krysllie, da E. M. Allan Kardec.

Um estudante interage com uma das atrações, o Jogo da Memória. Foto: Filipe Dutra

As iniciativas desenvolvidas reforçam o compromisso da Fundação com a formação de cidadãos mais participativos e preparados para os desafios contemporâneos.

Aberto a visitantes de todas as idades, o espaço convida o público a explorar, experimentar e descobrir, na prática, como a ciência está presente no dia a dia.