O câncer é a segunda causa de mortes no mundo, respondendo por 8,8 milhões de óbitos anualmente (15,7% do total). O diagnóstico precoce da doença é uma maneira de reduzir sua letalidade e uma das linhas de pesquisa nessa área é a identificação de marcadores moleculares – componentes das células que revelam se elas se tornaram cancerígenas. Achar novos marcadores é o trabalho da bióloga Marcia Vasconcellos Fournier, cientista do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) e presidente da organização não governamental Dimension Sciences, ambos nos Estados Unidos. Marcia estará no De Frente com Cientistas, no dia 18 de março, às 19h, no canal de Youtube https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv e na página de Facebook do Museu Ciência e Vida.
O que interessava Marcia quando criança? Por que ela estudou biologia? E como se envolveu com a pesquisa do câncer? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Marcia e seu trabalho. A atividade oferece certificado.
Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de Física Serge Haroche.