Lançado em 2017 pela Fundação Cecierj, o curso de Educação Especial e Inclusiva formou mais de 300 alunos em 2024. O encerramento aconteceu no último sábado (07/12), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com auditório lotado para apresentação do trabalho final, no modelo de relato de experiência. O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre aspectos da inclusão voltados para alunos com deficiência e necessidades educacionais, além de formar profissionais que desenvolvam estratégias de ensino com vistas à educação especial e inclusiva.

“A inclusão não é mais uma opção. Ela está presente, independentemente de ser um ambiente formal ou informal de educação. Entendemos que este curso é muito importante na formação dos profissionais da educação para que possam trabalhar de forma mais efetiva e equitativa, promovendo a inclusão no seu dia a dia nas escolas e além delas”, afirmou Flavia Dutra, coordenadora do curso de Educação Especial Inclusiva, que tem duração de 180 horas e é ofertado na modalidade a distância.

Priscilla São Bento, aluna do curso, destacou a importância do aprendizado contínuo: “É enriquecedor para o professor, pois cada vez mais recebemos alunos com deficiência, que estão chegando mais ao ensino médio, que é minha área de atuação. Ainda ouvimos muitos docentes utilizando termos errados e capacitistas. Isso dói como ser humano, profissional e mãe. Portanto, precisamos fazer esse exercício de aprendizado e nós, professores, temos que estar em constante aprendizado”

Após um período de realização online, o evento de encerramento deste ano foi presencial, marcando o retorno das atividades em formato físico, o que foi visto com grande expectativa pela comunidade acadêmica. O encontro representou uma oportunidade única para os alunos apresentarem seus trabalhos e compartilharem suas experiências, enriquecendo o aprendizado de todos os envolvidos. O evento contou com a participação da professora Annie Redig, da UERJ, que também faz parte da equipe pedagógica do curso e do projeto Café Inclusivo.

Priscila Costa, servidora da Fundação Cecierj, representando a Diretoria de Extensão e uma das organizadoras do evento, destacou: “Esperamos que os cursos ofertados pela Fundação Cecierj conectem as pessoas, compartilhando soluções e trabalhando de forma individual. Queremos que todos se sintam parte do que realizamos”.

Objetivos e módulos do curso

O curso de Educação Especial Inclusiva, ofertado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, é dividido em módulos que abordam temas essenciais para a formação continuada dos educadores. Entre os objetivos do curso estão a promoção da inclusão escolar, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e a formação de educadores capacitados para atender à diversidade de alunos. Para mais informações sobre o curso, acesse a página https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/educacao-especial-inclusiva/.