O filme “O Mensageiro”, dirigido pela cineasta Lúcia Murat, estreia só no dia 15 de agosto nos cinemas brasileiros, mas cerca de 400 alunos e professores da Rede CEJA, escolas da rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, já puderam conferir o longa. As sessões especiais, exclusivas para os estudantes e professores, aconteceram em diversas cidades, como Duque de Caxias, Resende, Petrópolis, Nova Friburgo e Macaé.

“Foi extremamente gratificante ver os alunos aprendendo a ver, ouvir, refletir e, quem sabe, sonhar de uma maneira diferente. Muitos deles foram ao cinema pela primeira vez e expressaram profundo agradecimento pela oportunidade”, destacou a professora Terezinha Araujo, do CEJA Duque de Caxias.

Após a exibição, os convidados tiveram a oportunidade de participar de debates com membros da equipe de produção e elenco do filme, explorando a relevância da memória histórica da ditadura militar e suas conexões com os dias atuais. A iniciativa foi uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Taiga Filmes, produtora do longa-metragem.

“O Mensageiro” transporta o público para o período da ditadura militar no Brasil, especificamente em 1969. A trama gira em torno de um soldado que se torna mensageiro de uma presa política. Para os professores e diretores que acompanharam os alunos, a experiência foi profundamente significativa: “O filme demonstra a importância de contar e desvendar a história política nacional, algo crucial que continua a gerar rupturas, continuidades e questionamentos até hoje”, disse Andreia Alves, professora de História do Ceja Duque de Caxias.

O projeto tem produção da Taiga Filmes, coprodução do Canal Brasil, do Telecine e da produtora argentina Cepa, e distribuição da Imovision, e conta com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e do Estado do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.