A primeira pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica do Estado do Rio vai ter uma terceira turma. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e é dirigida aos profissionais que desejam desenvolver estratégias de ensino para alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem. A renovação foi firmada, nesta quinta-feira (18), em reunião com representantes das duas instituições.

“A especialização é voltada à formação de qualidade dos profissionais da educação de diferentes municipalidades e isso tem tido um impacto, em larga escala, no território. Mais de mil pessoas se inscreveram e foram formadas com a perspectiva da inclusão nos diversos campos relacionados ao ensino e à educação”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares.

Ele disse, também, que a iniciativa é uma experiência de sucesso e a parceria com a UFRRJ realça a importância de dar continuidade a novas ofertas desse curso, que “colabora com a progressão de carreira e com a qualidade no atendimento à população que mais necessita dessa ação inclusiva”.

O reitor Roberto Rodrigues disse que o encontro foi muito produtivo e lembrou que o objetivo era dar continuidade a um processo iniciado em 2022 de uma política pública importantíssima para o estado do Rio de Janeiro, que é a formação na área de especialização na educação inclusiva, principalmente, em tecnologias da educação inclusiva.

“Fizemos a primeira turma, em 2022, no ano seguinte a segunda turma, e, agora, a renovação para a terceira com impacto na política de formação de professores da rede pública municipal, da estadual, e, também, da rede privada do nosso estado, qualificando, cada vez mais, o acesso e a inclusão dos nossos alunos que têm alguma dificuldade e uma necessidade de inclusão”, explicou Roberto Rodrigues.

A reunião contou com a participação da vice-presidente de Educação Superior a Distância Marílvia Alencar; da assessora de Projetos Especiais, Loana Pessanha, e da Diretoria de Extensão, Priscila Costa, todas pela Fundação Cecierj; e, pela UFRRJ, compareceram a coordenadora da especialização, Marcia Pletsch, a professora da área de Educação Especial, Aline Alvernaz, e a coordenadora de EaD da universidade Gabriela Rizo.