Inaugurado em 8 de agosto de 2001 e funcionando deste dezembro de 2004 na Fábrica do Conhecimento, o Polo Cederj Paracambi passou por reforma e ampliação. No novo andar vai funcionar um auditório com 100 lugares, oito salas de aula e sete de tutorias e um laboratório de Informática. Ainda foi construído o acesso externo para o segundo andar, com elevador acessível. A entrega da obra aconteceu nesta sexta-feira (05) com a presença do presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares, da prefeita de Paracambi, Lucimar Cristina Ferreira, e outras autoridades municipais, estaduais e federais.

“Tenho um sentimento de gratidão. Agradeço a todos que ajudaram a construir a trajetória da Fundação Cecierj, através do Cederj, neste espaço,. Estou gestor, junto com a vice-presidente Marilvia e toda a equipe, a Cristiane Bittencourt, diretora de Polos, e toda essa gama de pessoas, sem a qual não chegaríamos até aqui, assim como aquelas que estiveram antes de nós à frente da gestão da Fundação Cecierj. A educação é promotora de cidadania. Pode ser que ela sozinha não resolva, mas ela é fundamentalmente promotora de cidadania. A outra é a política, que é a arte de tornar possível. A confluência de diferentes esferas de poder, de diferentes grupos e pesamentos políticos torna possível a promoção da cidadania, através da educação. Sabemos que não avançamos sem aqueles que lutam pela cidadania e pela ampliação das conquistas”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares.

Atualmente mais de três mil alunos estão inscritos em onze cursos de graduação: Matemática (UFF), Física (UFRJ), Biologia (UERJ), Pedagogia (UERJ), Química (UENF), Letras (UFF), Geografia (UERJ),
Administração Pública (UFF), Ciências Contábeis (UFRJ), Engenharia da Produção (UFF) e Biblioteconomia (UFF).

“Sempre digo isso que a educação é a base de tudo. A educação é que transforma vidas, nos dá conhecimento, capacidade para entender tudo aquilo que conquistamos no nosso mundo e precisamos realmente investir na educação. A política é um instrumento de transformação de nossas vidas, desde que seja aplicada de forma correta, é o que todos nós queremos. A instalação do Polo Cederj, que agora passa por essa ampliação, se deu através de um processo em que cabe as mãos de muitas pessoas, envolvendo os poderes municipal, legislativo estadual e federal”, comentou a prefeita Lucimar.