O Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, realiza a 1ª Semana de Química, de 20 a 24 de junho, com uma programação que leva os visitantes a refletirem sobre a presença da química em nossas vidas. As oficinas são voltadas para diferentes faixas etárias e também para professores. O objetivo dessa atividade é mostrar, por meio de atividades práticas, que a química é uma ciência fundamental para a compreensão da natureza, além de ter revolucionado a vida como nós a conhecemos. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas meia hora antes de cada sessão.
“O Museu Ciência e Vida é um importante complexo de ciência, cultura, educação e tecnologia na Baixada Fluminense, que desenvolve uma programação diversificada ao longo de todo o ano. São oficinas para professores, meninas normalistas, público surdo, atividades para todas as faixas etárias, além das exposições permanentes e itinerantes”, destacou João Carrilho, presidente da Fundação Cecierj, órgão vinculado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Confira a programação a seguir:
. Oficina: Estações da Química (20/06), às 9h15 e 13h30
Venha observar reações químicas curiosas, divertidas e coloridas através de elementos do seu dia a dia. Em seis oficinas simultâneas, vamos entender fenômenos e conceitos químicos por meio de atividades experimentais e de um jogo de supertrunfo. Faixa etária: a partir de 7 anos
. Como encher um balão sem assoprar?
Será que é possível encher um balão sem assoprar? Mágica? Venha descobrir e aprender sobre reações químicas.
. Camaleão químico (mudança de cor da água)
Com três ingredientes fáceis de achar, veja como misturá-los pode provocar uma reação que faz tudo mudar de cor, como o camaleão.
. Lâmpada de lava
Vamos aprender como fazer uma lâmpada caseira que simula um efeito muito parecido com a lava.
. Competição do sopro mágico
Você e seu adversário terão que soprar o líquido rosa por um minuto. Ganha quem conseguir deixar a solução menos rosa ou incolor primeiro.
. O segredo das cores das canetinhas
Quais são os pigmentos em uma cor de canetinha? Como se forma o preto, o marrom e o azul? Usando uma técnica de separação de misturas (cromatografia) é possível descobrir.
. Jogo supertrunfo: os superelementos
Neste famoso jogo de cartas, o objetivo é tomar todas as cartas dos outros jogadores, escolhendo as características de cada Super Elemento encontrado na tabela periódica.
. Oficina: Batalha Naval Periódica (21/06), às 9h15 e 13h30
Você já ouviu falar sobre a tabela periódica? Nesta oficina, aprenderemos sobre as propriedades dos elementos químicos, enquanto nos divertimos jogando Batalha Naval. Faixa etária: a partir de 10 anos.
. Oficina: Em busca da estrela perdida (22/06), às 9h15 e 13h30
Como fazemos para conhecer mais sobre as estrelas? No laboratório de uma cientista, o visitante encontrará relatórios e anotações com pistas para se chegar até a estrela desejada. Faixa etária: a partir de 12 anos, sendo o grupo máximo de 24 pessoas por turma
. Oficina para professores: Uma viagem por dentro dos elementos (24/06), às 9h
Fe, K, Ca são símbolos de elementos que encontramos em comerciais e rótulos de alimentos, mas de onde surgiram? Se a curiosidade te pegou, você está convidado a encontrar as respostas através de atividades com tampinha e papelão!