A pesquisa de doutorado do dinamizador da Rede Ceja, Felipe Cordeiro de Paula, de 43 anos, ficou em primeiro lugar no Concurso de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Informática (CTD – PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na categoria Tese de Doutorado defendida em 2021. Entre os critérios de premiação são considerados os trabalhos de produção científica nacional e internacional, tanto em periódicos quanto em conferências, livros e capítulos de publicações, bem como registros de software, patentes e premiações em outros concursos.
Intitulado Accountability Evaluation in Systems-of-Information Systems Based on Sistems Thinking, o trabalho de Felipe foi orientado pelos professores Rodrigo Pereira dos Santos (UniRio) e Aline Pires Vieira de Vasconcelos (IFF). Felipe disse que recebeu a notícia com muita alegria, pois foi um prêmio que serve para evidenciar o empenho e dedicação empregados na pesquisa. A última edição do concurso ocorreu em 2020 e a divulgação dos trabalhos premiados em 2021 e 2022 aconteceu em abril pelo PPGI.
“A premiação é o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos junto a meu orientador e coorientadora, dos demais pesquisadores do grupo de pesquisa, além do próprio apoio dos chefes diretos, notadamente da coordenação da Rede Ceja e da direção do Iserj/DESUP/Faetec”, declarou, Felipe, que é professor adjunto de Informática da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e professor da Secretaria de Educação (Seeduc).
Felipe desenvolveu a pesquisa com o objetivo de investigar a complexidade dos sistemas de informação e propor instrumentos para fortalecer a accountability, ou seja, a responsabilização entre os atores e processos que interagem neste contexto. “A complexidade surge das múltiplas combinações de sistemas de informação e tecnologias, que precisam operar de forma colaborativa para atingir metas. Avaliar e aprimorar a accountability permitem tomadas de decisões mais informadas”, explicou.
Felipe atua como dinamizador em projetos especiais na Rede Ceja desde setembro de 2021. Ele é um dos professores das diversas disciplinas que acompanham o trabalho pedagógico das escolas; oferece suporte por meio das salas de disciplina; e trabalha como mediador junto aos docentes e a equipe administrativo-pedagógica, por meio do Ceja Virtual, dentre outras ações.
É graduado em Tecnologia em Informática pelo IFF Campos (2002) e fez mestrado em Ciências Computacionais (2014) pelo IME/Uerj. É, também, especialista em Sistemas de Informação para Administração Municipal pela ESANNF-FGV (2006) e especialista em Produção e Sistemas pelo IFF Campos (2004).