Início »
A Assessoria de Projetos Estratégicos e Inovação (APEI) é responsável por impulsionar iniciativas inovadoras e estratégicas nas áreas de educação, ciência e tecnologia na Fundação Cecierj. Unindo expertise em gestão de projetos, captação de recursos e inovação tecnológica, a APEI atua na experimentação e desenvolvimento de soluções que consolidam a Fundação como referência no ensino superior a distância e na divulgação científica.
Com um olhar voltado para o futuro, a APEI funciona como um hub de inovação e estratégia, promovendo integração entre setores, estimulando práticas inovadoras e desenvolvendo projetos de impacto. Suas áreas de atuação incluem:
Além de seu papel interno, a APEI fortalece a Fundação Cecierj como uma parceira estratégica na inovação em serviços públicos. Através da assessoria, a Cecierj desenvolve projetos em colaboração com outras secretarias estaduais e órgãos federais e municipais, construindo soluções inovadoras para desafios da administração pública. Essas parcerias viabilizam iniciativas em áreas como capacitação profissional, modernização de processos e desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à gestão pública.
Com forte articulação institucional, mantendo cooperação com outras instituições, ampliando o alcance de suas iniciativas e promovendo impacto social e educacional em larga escala, a APEI assegura que os projetos sejam desenvolvidos com excelência, alinhados às diretrizes estratégicas da Fundação e às demandas da sociedade. Dessa forma, reafirma o compromisso da Fundação Cecierj com a inovação, evolução do ensino e da ciência, consolidando-se como um pilar essencial para o desenvolvimento educacional e eficiência na gestão pública e o avanço da educação no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.
A iniciativa IA-Edu é uma ação pioneira que tem por objetivo modernizar o ensino online e a divulgação científica por meio da adoção de ferramentas de IA, ao mesmo tempo em que estabelece diretrizes éticas e capacita docentes e servidores para seu uso de forma conveniente, oportuna e segura. A IA-Edu faz parte do Projeto Cecierj 2025, financiado pela FAPERJ, e está sendo conduzida pela Assessoria de Projetos Especiais, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Educação (GITE).
Nas etapas iniciais, foram feitos levantamento e análise de marcos normativos e documentos orientadores produzidos por dezenas de instituições ao redor do mundo, além do mapeamento e catalogação, feito com a participação de uma comissão de servidores, de ferramentas de IA aplicáveis à educação. Acesse os documentos produzidos e conheça melhor esse processo:
A implementação de IA na educação traz desafios como a privacidade dos dados, a equidade no aprendizado e a adaptação dos docentes às novas tecnologias. Por isso, a iniciativa propõe um modelo inovador, que alia pesquisa acadêmica, experimentação prática e formação contínua. Além disso, as diretrizes do Código de Ética garantirão que o uso da IA esteja em conformidade com a legislação vigente, além de atualização com as pesquisas acadêmicas de ponta, assegurando transparência e respeito aos direitos dos alunos.
Com essa iniciativa, a Fundação Cecierj reafirma seu compromisso com a inovação educacional, o desenvolvimento profissional de docentes e servidores públicos e com a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade no estado do Rio de Janeiro.
O primeiro movimento da Fundação Cecierj para destacar os projetos de inovação foi em 2022 ocorreu com a criação do Núcleo Setorial de Inovação, Tecnologia e Educação (NITE), instituído na Portaria 576/22. Com o amadurecimento desse trabalho e a compreensão de que a inovação não é mero acessório, mas fator estratégico na instituição, em 2025, a portaria foi revogada e a equipe passou a integrar a Assessoria de Projetos Estratégicos e Inovação.
A Assessoria passa, então, a ser responsável pelo Laboratório de Inovação em Tecnologias Educacionais, que funciona como um hub de inovação, estimulando experimentação e projetos que envolvem:
Para isso, dispõe de três espaços equipados com tecnologia de ponta: produção e ensino multimídia, com equipamento para podcast; materialização 3D, com máquinas de corte a laser e impressoras 3D e interatividades para experimentações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
O desenvolvimento de pesquisa aplicada que ocorre no Laboratório é articulado com o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Educação , cadastrado no CNPq e certificado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), desde desde 2022. O grupo, liderado por Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco e Bruna Werneck Canabrava, é composto por pesquisadores(as) com diferentes titulações acadêmicas, incluindo doutores, mestres e especialistas e atua em diversas linhas de pesquisa, incluindo:
Este podcast é um braço do trabalho desenvolvido pela equipe de material didático impresso na elaboração do livro das disciplinas de Literatura Portuguesa I e II (UFF-Cederj), em parceria com o Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação (Nite) da Fundação Cecierj.
O 25′ é um podcast composto por episódios que contam, cada um, com aproximadamente 25 minutos de duração. Neles, as apresentadoras Licia Matos e Mariana Caser conversam com especialistas na área da literatura portuguesa sobre os temas abordados nos quatro volumes constitutivos da disciplina. O podcast conta com o apoio da FAPERJ.
Link Spotify 25 minutos
Link Google Podcasts 25 minutos
O NiteCast é um programa de entrevistas organizado pelo Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (Cecierj), órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cada programa traremos convidados que conversarão sobre temas relacionados à interface entre tecnologias e educação. O podcast conta com o apoio da FAPERJ.
Link Spotify NITECAST
Link Google Podcasts NITECAST
A Fundação Cecierj, amparada pela Lei Complementar nº 103/2002 e pela Lei nº 9809/2022, atua estrategicamente na inovação dos serviços públicos por meio de parcerias com órgãos estaduais. Com foco nas etapas de implementação e avaliação do ciclo de políticas públicas, contribuímos para a formação de agentes públicos e de beneficiários de políticas públicas por meio de Educação a Distância (EaD) (que pode ser complementada por ações formativas presenciais) e ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada. Em colaboração com Secretarias de Estado, desenvolvemos projetos que promovem inclusão social, qualificação profissional e fortalecimento das políticas públicas baseadas em evidências. Entre nossas iniciativas, destacam-se a Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), Capacitar para Empoderar, e parcerias voltadas ao atendimento de mulheres, idosos e população em situação de privação de liberdade.
Projetos
2025
2024
Mais informações podem ser acessadas na página de Transparência.