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O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) foi criado em janeiro de 2020 com o objetivo de promover políticas e ações que efetivem a inclusão do público interno e externo da Fundação Cecierj, especialmente dos alunos do Consórcio Cederj, buscando garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) no nível superior.
Consoante com a Lei nº 13.416, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão, que define no art. 27: “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”, o NAI pesquisa e coordena a produção de materiais e provas acessíveis, organiza as ações de acompanhamento pedagógico, tutoria de apoio e se articula com os entes da Vice-presidência de Educação a Distância e Vice-presidência Científica para a implementação da política de acessibilidade nas relações de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica.
O NAI foi reconhecido institucionalmente através da publicação da PORTARIA CECIERJ Nº 586 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2022. A perspectiva do Núcleo é contemplar toda a diversidade do público da Fundação, considerando as limitações e potencialidades de cada indivíduo.
Em 2011, constituiu-se a Comissão de Atendimento ao Aluno com Necessidade Educacional Especial do Consórcio Cederj com o objetivo de estabelecer as normas e orientar os procedimentos a serem adotados pelo Consórcio CEDERJ em relação aos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais.
A partir da necessidade da articulação de ações com os setores da instituição foi elaborado, em 2019, o Plano de Acessibilidade e Inclusão visando ampliar a discussão, o planejamento e a execução das normas e práticas desse âmbito para toda a Fundação Cecierj.
Criou-se, então, em janeiro de 2020, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, com a missão de viabilizar soluções para o público interno e externo da Fundação Cecierj através da pesquisa e coordenação das ações para romper barreiras e promover a acessibilidade física, tecnológica, comunicacional, atitudinal e social, abraçando a diversidade em um espírito de equidade e justiça social.
Hoje, o NAI e a Comissão unem esforços para a promoção de discussões e deliberações para tornar as práticas do Consórcio Cederj cada vez mais inclusivas e acessíveis a todos os alunos.
A partir do momento que o aluno é declarado como NEE, o NAI faz o acolhimento entregando a Cartilha do NAI para apresentar o Núcleo e as possibilidades de atendimento.
Cartilha do NAI (.pdf)
Cartilha do NAI (.doc)
O NAI desenvolve diretrizes norteadoras para auxiliar a produção de recursos educacionais acessíveis e compartilha esses documentos, além de outros conhecimentos, nas capacitações periódicas voltadas aos colaboradores da Fundação Cecierj. Tais instrumentos visam capacitar, sensibilizar e promover um olhar inclusivo a todos os programas e ações da Fundação Cecierj.
Cartela vertical com fundo azul escuro e uma tabela azul clara com 4 colunas e 5 linhas. No topo, à esquerda, em branco, “Falas capacitistas”. Cada quadrante em branco, apresenta uma frase: 1 ”Cuidado com a escada, deixa eu pegar sua mãozinha para ajudar”. 2 ”Coitado, deve sofrer tanto tendo isso! Que dó deve ser viver assim.” 3 “Ela corre mesmo sem uma das pernas, um exemplo de superação!” 4 ”Nossa você vai para o trabalho sozinho mesmo sem enxergar?” 5 ”Ele é portador de necessidade especial”. 6 ”Você já namorou ou transou?” 7 ”Só porque tem um cordão de girassol tem atendimento prioritário?” 8 ”Comprei na banca daquele ceguinho”. 9 “O autismo dela é bem leve, quase não dá pra saber. “ 10 “Eu ajudei aquele deficiente a superar sua dificuldade”. 11 ”Espera aí que eu vou te ajudar a atravessar”. 12 ”Como que o surdo vai curtir o show?” 13 ”Ele sofreu acidente e ficou inválido”. 14 ”Ela tem uma filha com síndrome de down, guerreira!”. 15 ”Ele não vai conseguir concluir o curso porque tem deficiência”. 16 ”Jesus tem a cura para você, basta acreditar.” Em um espaço central da tabela, a marca do Gotas de acessibilidade e inclusão, um logotipo com um desenho de uma gota d’água humanizada azul clara, com sobrancelhas, olhos, boca e mãos azuis escuros. Os olhos estão fechados e, como um abraço, as mãos envolvem “Gotas de Acessibilidade e Inclusão” em branco. No rodapé, sobre fundo branco, quatro logotipos: o do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Fundação Cecierj, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Cartela vertical com fundo cinza e uma tabela branca com 4 colunas e 5 linhas. No topo, à esquerda, em branco, “Crenças estereotipadas”. Cada um dos 16 quadrantes apresenta uma crença estereotipada contida nas frases de mesmo número apresentadas na frente da cartela: 1. Superproteção e infantilização. PcDs adultos têm autonomia e não devem ser tratados como criança. 2. Pena. A deficiência não é uma tragédia que define a vida da pessoa. 3. Adoração exagerada. Atletas PcDs também precisam de treinamento especializado. 4. Presunção de incapacidade. PcDs têm autonomia para conduzir a vida profissional. 5. Termo ultrapassado. A pessoa não “porta”, ela tem. O termo correto é “pessoa com deficiência” 6. Intimidade desrespeitosa. Perguntas pessoais são invasivas. 7. Conflito entre direito e privilégio. Acessibilidade é um direito, não uma concessão. 8. Termo ofensivo. Usar diminutivo é uma forma de reduzir. O termo correto é “cego”. 9. Deficiência vinculada à aparência. Deficiência ou neurodivergência não tem aparência. 10. Síndrome de salvador da pátria. Oferecer ajuda é um ato humanitário para qualquer pessoa. 11. Ajuda imposta. A ajuda é um ato de respeito, não de caridade. Se a pessoa recusar, não insista. 12. Presunção da limitação. Vivências culturais devem ser acessíveis e inclusivas para todas as pessoas. 13. Termos pejorativos. A deficiência é uma característica que não impede vida plena. 14. Supervalorização dos cuidadores. Acompanhar PcDs não é um ato heroico.15. Presunção de incapacidade. PcDs têm direito à educação. 16. Deficiência vinculada à doença. Deficiência não é uma doença para ser curada. Em um espaço central da tabela, a marca do Gotas de acessibilidade e inclusão, um logotipo com um desenho de uma gota d’água humanizada cinza, com sobrancelhas, olhos, boca e mãos pretos. Os olhos estão fechados e, como um abraço, as mãos envolvem “Gotas de Acessibilidade e Inclusão” em branco. No rodapé, sobre fundo branco, quatro logotipos: o do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Fundação Cecierj, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O NAI possui um plano de gestão de dados de pesquisa para manter a integridade, eficiência e confiabilidade dos dados relevantes ao núcleo. Assim, para utilização de informações do NAI para fins de pesquisa acadêmica é importante a identificação do pesquisador responsável, o escopo e objetivo da pesquisa, além do compromisso de compartilhamento dos resultados com a Fundação Cecierj.
Processo de solicitação de dados do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para pesquisa:
Os documentos deverão ser enviados para o email nai@cecierj.edu.br e a solicitação será analisada pela equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão em até 15 dias.
O NAI está localizado na sede da Fundação Cecierj, Prédio da Central do Brasil, 6º andar, sala 625. Central do Brasil, Rio de Janeiro-RJ. O núcleo também está à disposição através do canal de atendimento: nai@cecierj.edu.br.
Para o aluno com necessidades educacionais especiais, temos um canal exclusivo: atendimentonai@cecierj.edu.br
O NAI busca realizar convênios e parcerias com comissões da área de inclusão, outros núcleos de acessibilidade e demais instituições com o intuito de compartilhar saberes, aprimorar o atendimento aos estudantes NEE e desenvolver novas tecnologias para acessibilidade e inclusão.
Contato: nai@cecierj.edu.br