Início » NAI

O NAI

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) foi criado em janeiro de 2020 com o objetivo de promover políticas e ações que efetivem a inclusão do público interno e externo da Fundação Cecierj, especialmente dos alunos do Consórcio Cederj, buscando garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) no nível superior.

Consoante com a Lei nº 13.416, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão, que define no art. 27: “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”, o NAI pesquisa e coordena a produção de materiais e provas acessíveis, organiza as ações de acompanhamento pedagógico, tutoria de apoio e se articula com os entes da Vice-presidência de Educação a Distância e Vice-presidência Científica para a implementação da política de acessibilidade nas relações de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica.

O NAI foi reconhecido institucionalmente através da publicação da PORTARIA CECIERJ Nº 586 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2022. A perspectiva do Núcleo é contemplar toda a diversidade do público da Fundação, considerando as limitações e potencialidades de cada indivíduo.

Histórico

Em 2011, constituiu-se a Comissão de Atendimento ao Aluno com Necessidade Educacional Especial do Consórcio Cederj com o objetivo de estabelecer as normas e orientar os procedimentos a serem adotados pelo Consórcio CEDERJ em relação aos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais.

A partir da necessidade da articulação de ações com os setores da instituição foi elaborado, em 2019, o Plano de Acessibilidade e Inclusão visando ampliar a discussão, o planejamento e a execução das normas e práticas desse âmbito para toda a Fundação Cecierj.

Criou-se, então, em janeiro de 2020, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, com a missão de viabilizar soluções para o público interno e externo da Fundação Cecierj através da pesquisa e coordenação das ações para romper barreiras e promover a acessibilidade física, tecnológica, comunicacional, atitudinal e social, abraçando a diversidade em um espírito de equidade e justiça social.

Hoje, o NAI e a Comissão unem esforços para a promoção de discussões e deliberações para tornar as práticas do Consórcio Cederj cada vez mais inclusivas e acessíveis a todos os alunos.

Glossário Institucional Cecierj

Nossos Atendimentos

ATUAÇÃO DO NAI NA FUNDAÇÃO CECIERJ:

3.1. Presidência

  • Consultoria em acessibilidade no auditório e eventos
  • Criação do Glossário institucional em Libras
 
Assessoria de Comunicação
  • Orientação para acessibilidade em eventos físicos e virtuais
  • Orientações para legendagem de vídeos
  • Elaboração de audiodescrição de imagens das divulgações
 
Ouvidoria
  • Criação do folheto informativo em braille
 
NITE
  • Parceria em projetos de Inovação, tecnologias e Inclusão

 

3.2. Vice-Presidência Científica

  • Consultoria na elaboração de projetos e contratação de serviços de acessibilidade e inclusão.
  • Orientação para acessibilidade em eventos físicos e virtuais.
  • Orientações para legendagem de vídeos.
  • Elaboração de audiodescrição de imagens das publicações
  • Divulgação de diretrizes para palestrantes ou expositores

 

3.3 Vice-Presidência de Educação a Distância

Consórcio Cederj
  • Mapeamento dos alunos com necessidades educacionais (NEE)
  • Acolhimento ao aluno NEE com suporte individualizado e tutoria de apoio
  • Pesquisa e coordenação do trabalho de adaptação de provas e materiais didáticos
  • Capacitação de tutores e coordenadores

A partir do momento que o aluno é declarado como NEE, o NAI faz o acolhimento entregando a Cartilha do NAI para apresentar o Núcleo e as possibilidades de atendimento.

Cartilha do NAI (.pdf)
Cartilha do NAI (.doc)

 
Diretoria de Extensão
  • Incentivo à seleção acessível de cursistas e bolsistas
  • Divulgação de diretrizes para acessibilidade de recursos educacionais
  • Avaliação dos critérios de acessibilidade nos editais
  • Produção, coordenação e apoio aos cursos com a temática da acessibilidade e inclusão
 
Pré-Vestibular Social e Rede Ceja
  • Divulgação de diretrizes para acessibilidade de recursos educacionais
  • Consultoria na elaboração de materiais institucionais e administrativos acessíveis
Capacitações

O NAI desenvolve diretrizes norteadoras para auxiliar a produção de recursos educacionais acessíveis e compartilha esses documentos, além de outros conhecimentos,  nas capacitações periódicas voltadas aos colaboradores da Fundação Cecierj. Tais instrumentos visam capacitar, sensibilizar e promover um olhar inclusivo a todos os programas e ações da Fundação Cecierj.

Gotas de acessibilidade

Bingo_Do_Capacitismo

 

Audiodescrição da cartela do Bingo do capacitismo

●       Frente da cartela

 

Cartela vertical  com fundo azul escuro e uma tabela azul clara com 4 colunas e 5 linhas. No topo, à esquerda, em branco, “Falas capacitistas”. Cada quadrante em branco, apresenta uma frase:  1 ”Cuidado com a escada, deixa eu pegar sua mãozinha para ajudar”. 2 ”Coitado, deve sofrer tanto tendo isso! Que dó deve ser viver assim.” 3 “Ela corre mesmo sem uma das pernas, um exemplo de superação!” 4 ”Nossa você vai para o trabalho sozinho mesmo sem enxergar?” 5 ”Ele é portador de necessidade especial”. 6 ”Você já namorou ou transou?” 7 ”Só porque tem um cordão de girassol tem atendimento prioritário?” 8 ”Comprei na banca daquele ceguinho”. 9 “O autismo dela é bem leve, quase não dá pra saber. “ 10 “Eu ajudei aquele deficiente a superar sua dificuldade”. 11 ”Espera aí que eu vou te ajudar a atravessar”. 12 ”Como que o surdo vai curtir o show?” 13 ”Ele sofreu acidente e ficou inválido”. 14 ”Ela tem uma filha com síndrome de down, guerreira!”. 15 ”Ele não vai conseguir concluir o curso porque tem deficiência”. 16 ”Jesus tem a cura para você, basta acreditar.” Em um espaço central da tabela, a marca do Gotas de acessibilidade e inclusão, um logotipo com um desenho de uma gota d’água humanizada azul clara, com sobrancelhas, olhos, boca e mãos azuis escuros. Os olhos estão fechados e, como um abraço, as mãos envolvem “Gotas de Acessibilidade e Inclusão” em branco. No rodapé, sobre fundo branco, quatro logotipos: o do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Fundação Cecierj, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o do  Governo do Estado do Rio de Janeiro.

●       Verso da cartela

Cartela vertical  com fundo cinza e uma tabela branca com 4 colunas e 5 linhas. No topo, à esquerda, em branco, “Crenças estereotipadas”. Cada um dos 16 quadrantes apresenta uma crença estereotipada contida nas frases de mesmo número apresentadas na frente da cartela: 1. Superproteção e infantilização. PcDs adultos têm autonomia e não devem ser tratados como criança. 2. Pena.  A deficiência não é uma tragédia que define a vida da pessoa. 3. Adoração  exagerada. Atletas PcDs também precisam de treinamento especializado. 4. Presunção de incapacidade. PcDs têm  autonomia para conduzir a vida profissional. 5. Termo  ultrapassado. A pessoa não “porta”, ela tem. O termo correto é “pessoa com deficiência” 6. Intimidade  desrespeitosa. Perguntas  pessoais são invasivas. 7. Conflito entre direito e privilégio.  Acessibilidade é um direito, não uma concessão. 8. Termo ofensivo. Usar diminutivo é uma forma de reduzir. O termo correto é “cego”. 9. Deficiência vinculada à aparência. Deficiência ou neurodivergência não tem aparência. 10. Síndrome de salvador da pátria. Oferecer ajuda é um ato humanitário para qualquer pessoa. 11. Ajuda imposta. A ajuda é um ato de respeito, não de caridade. Se a pessoa recusar, não insista. 12. Presunção da limitação. Vivências culturais devem ser acessíveis e inclusivas para todas as pessoas. 13. Termos  pejorativos. A deficiência é uma característica que não impede vida plena. 14. Supervalorização dos  cuidadores. Acompanhar PcDs não é um ato heroico.15. Presunção de incapacidade. PcDs têm direito à educação. 16. Deficiência  vinculada à doença. Deficiência não é uma doença para ser curada. Em um espaço central da tabela, a marca do Gotas de acessibilidade e inclusão, um logotipo com um desenho de uma gota d’água humanizada cinza, com sobrancelhas, olhos, boca e mãos pretos. Os olhos estão fechados e, como um abraço, as mãos envolvem “Gotas de Acessibilidade e Inclusão” em branco.  No rodapé, sobre fundo branco, quatro logotipos: o do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, da Fundação Cecierj, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e o do  Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Pesquisa

O NAI possui um plano de gestão de dados de pesquisa para manter a integridade, eficiência e confiabilidade dos dados relevantes ao núcleo. Assim, para utilização de informações do NAI para fins de pesquisa acadêmica é importante a identificação do pesquisador responsável, o escopo e objetivo da pesquisa, além do compromisso de compartilhamento dos resultados com a Fundação Cecierj.

Processo de solicitação de dados do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para pesquisa:

  • Projeto de pesquisa com identificação da instituição, do pesquisador e do orientador, de preferência, com aprovação do comitê de ética;
  • Solicitação do orientador de pesquisa, com justificativa;
  • Termo de compromisso de compartilhamento dos resultados divulgados com a Fundação Cecierj.

Os documentos deverão ser enviados para o email nai@cecierj.edu.br e a solicitação será analisada pela equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão em até 15 dias.

Fale Conosco

O NAI está localizado na sede da Fundação Cecierj, Prédio da Central do Brasil, 6º andar, sala 625. Central do Brasil, Rio de Janeiro-RJ. O núcleo também está à disposição através do canal de atendimento: nai@cecierj.edu.br

Para o aluno com necessidades educacionais especiais, temos um canal exclusivo: atendimentonai@cecierj.edu.br

Parcerias

O NAI busca realizar convênios e parcerias com comissões da área de inclusão, outros núcleos de acessibilidade e demais instituições com o intuito de compartilhar saberes, aprimorar o atendimento aos estudantes NEE e desenvolver novas tecnologias para acessibilidade e inclusão.

Contato: nai@cecierj.edu.br

X