Historicamente, o termo é fruto da combinação dos termos to hack (de fatiar, quebrar) e marathon (maratona), e costuma ser utilizado para designar maratonas de programação computacional. Esse termo também vem sendo aplicado para competições que resultem em produtos para solucionar problemas, tecnológicos ou não.
O Hackathon Meninas Normalistas é uma maratona para alunas das escolas públicas e privadas de formação de professores, no âmbito do ensino médio, localizadas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a competição, as equipes de meninas irão pensar, discutir e propor soluções tecnológicas para o ensino de ciências na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Além disso, terão a oportunidade de ouvir mulheres cientistas falarem sobre suas experiências, o que pode despertar o interesse por profissões em pesquisa científica e tecnológica.
O Hackathon Meninas Normalistas se insere no âmbito do projeto Meninas nas Exatas da Baixada Fluminense, fruto da parceria entre o Museu Ciência e Vida e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – campus de Duque de Caxias. A maratona será nos dias 25 e 26 de abril de 2024.
Proporcionar às estudantes de colégios públicos e privados de formação de professores, no âmbito do Ensino Médio, a oportunidade de elaborar projetos de base tecnológica-científica para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, no formato hackathon, a partir da sua percepção sobre os desafios do ensino de ciências.
– Objetivos específicos
O Hackathon Meninas Normalistas será realizado no Museu Ciência e Vida – Fundação Cecierj, localizado na rua Ailton da Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias. As palestras, oficinas e demais atividades do hackathon ocorrerão presencialmente.