Quando os jogos olímpicos foram inaugurados em Olímpia, na Grécia, muitos séculos atrás, estava presente o ideal de unir valores do corpo e da mente para criar um ambiente no qual a liberdade de pensamento e a compreensão das diferenças fossem valorizadas. Muito além de eleger os melhores atletas, os jogos alcançaram grande popularidade e contribuíram para congregar povos opositores e culturas diversas, passando a ser a principal festividade da época. Vencer era uma honra. Competir era igualmente honroso, pois significava aprendizado profundo no convívio coletivo.
Este tempo tão distante ainda nos inspira de muitas formas, e, na primeira olimpíada promovida pela Fundação Cecierj, buscamos incentivar a competição colaborativa, a contextualização do conhecimento e a inter-relação de diferentes saberes, mesmo aqueles que hoje possam parecer tão afastados entre si, como as Ciências e as Artes. É a convicção de que a união de variadas formas de enxergar, conhecer e expressar contribui para que vejamos o mundo em toda a sua riqueza de detalhes e possibilidades, que guia este evento. Como você relaciona tudo que aprende? Participe! Você é o principal convidado!
A lista de inscrições aceitas foi organizada a partir do nome dos professores orientadores. Agradecemos a todos que demonstraram interesse em participar do evento. A I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj é dedicada às escolas do Rio de Janeiro. Nossa intenção é ampliar as edições futuras, de modo a incluir outros estados.
Tenha acesso aos gabaritos, resultados, provas e próximos passos.