As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas na plataforma SisFECTI.
A inscrição deve ser realizada, obrigatoriamente, pelo professor(a) orientador(a) ou pelo(a) coorientador(a), que irá submeter os projetos de estudantes de 6º ao 9º ano às categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e de estudantes do ensino médio e técnico às categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).
Os projetos podem ter sido desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos. Cada professor pode participar em até 4 projetos e cada estudante somente pode ser inscrito em 1 projeto. Cada escola pode concorrer com até 4 projetos, com possíveis exceções no caso de feiras de ciências colegiais afiliadas.
Feiras de ciências realizadas no Estado do Rio de Janeiro podem submeter seu pedido de afiliação enviando mensagem, até o dia 10 de setembro, para fecti@cecierj.edu.br com o título: Solicitação de afiliação à XVIII FECTI.
No marco da XVIII FECTI, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, será realizado o tradicional evento prévio à feira, visando compartilhar temas de interesse com a comunidade participante da FECTI, educadores e alunos de licenciatura do Consórcio CEDERJ, através da realização de duas mesas redondas e duas atividades de oficina, em modo online.
A edição do evento Pré-FECTI de 2024 será uma oportunidade para aproximar nossa comunidade da comemoração do centenário do maior físico brasileiro, César Lattes (1924 – 2005) um dos descobridores da partícula méson-pi, a partir da observação de raios cósmicos. Esta partícula, também chamada de pion, é uma das responsáveis pela estabilidade do núcleo atômico. As contribuições de César Lattes, além da pesquisa em Física de Altas Energias, fizeram dele um protagonista do desenvolvimento da ciência no Brasil, compondo a equipe de cientistas fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) em 1949 e a equipe criadora do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) em 1951, entre outras realizações.
A Física de Altas Energias, campo de pesquisa onde se estuda a estrutura do núcleo atômico por meio da análise de eventos de colisão de alta energia, seja na interação de partículas do vento solar com a atmosfera terrestre, ou de partículas aceleradas por grandes dispositivos geradores de campo magnético como o Large Hadron Collider, é uma área pouco tratada no ensino básico de ciências. Contudo, os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas, em campos como a Física Médica ou a Computação Quântica são fontes frequentes de notícias sobre inovações que aparecem nas manchetes. Trazer esses temas para o público de educadores em exercício e educadores em formação, de uma maneira didática e visando proporcionar insights para o desenvolvimento de atividades educativas em sala de aula, é a motivação deste evento Pré-FECTI.
Programação:
O horário das atividades será de 18h00 a 19h30, no canal Eureka da Fundação CECIERJ
Datas | Atividades |
02/10 |
Mesa-redonda “César Lattes: dos Raios Cósmicos aos aceleradores de partículas e o desenvolvimento da Física no Brasil” Um prêmio Nobel de Física para um brasileiro? Quase! Se não lhe contaram na escola quem foi César Lattes, ou se já esqueceu qual foi sua descoberta e quais suas contribuições pra ciência brasileira, venha participar desta conversa com uma professora ex-aluna do Lattes e dois professores especialistas em ensino e popularização da ciência
Convidados: Dra. Carola Dobrigkeit Chinellato (Unicamp) Dr. Laércio Ferracioli (UFES) Esp. Rosana Gomes Bernardo (Fundação CECIERJ)
|
04/10 |
Oficina – 1 Experimentando com eletricidade e magnetismo” Existe alguma relação entre os ímãs de geladeira e uma bomba atômica? Ninguém vai explodir nada, hein! Mas nesta oficina online brincaremos com experimentos de fácil montagem para falar sobre como o movimento das cargas elétricas pode ser estimulado e quais os fenômenos que dependem do movimento dessas partículas
Mediador Dr. Vladimir Jearim Pena Suarez (CECIERJ)
|
08/10 |
Mesa-redonda “Impacto científico, tecnológico e cultural das pesquisas da Física de Altas Energias” O mundo atual está cheio de tecnologias que poucos compreendem. Cientistas como César Lattes contribuíram com o desenvolvimento da Física de Altas Energias e através dos seus experimentos, com o desenvolvimento de métodos que são usados para a pesquisa e para outros fins práticos. Tem Física de Altas Energias na sua vida cotidiana? Responda com calma, e participe desta conversa!
Convidados Dr. Antônio Augusto Passos Videira (UERJ) Dr. Nathan Willig Lima (UFRGS) Lic. Joso de Souza Junior (Rede SESI – FIRJAN)
|
09/10 |
Oficina 2 “Experimentando com aceleradores de partículas e conversando sobre o maior laboratório de altas energias da Europa: O CERN” Já ouviu falar que na Europa tem um laboratório onde os cientistas fazem buracos negros? Brincadeira! Os aceleradores de partículas servem para muitas outras coisas mais úteis! Faremos uma visita guiada pelo CERN, com dois pesquisadores brasileiros! Bora entender como funcionam os aceleradores de partículas e aprender a fazer modelos didáticos destes dispositivos.
Convidados Dra. Márcia Begalli (UERJ) Dr. Denis Oliveira Damazio (CERN) Me. Rodrigo César Santana (IBGE)
|
Organizador:
Dr. Vladímir Jearim Pena Suárez – Bolsista da FECTI, Fundação CECIERJ
Os projetos, submetidos no formato de um artigo elaborado segundo as normas da XVIII FECTI, são avaliados e selecionados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Para se tornarem finalistas, os selecionados devem enviar pela plataforma SisFECTI, além das autorizações solicitadas, o link de um vídeo (de até 5 minutos) com a apresentação do projeto pelos estudantes autores e o pôster elaborado segundo o modelo da XVIII FECTI.
Estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico podem participar com projeto desenvolvido sob orientação de um docente de seu colégio e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos. O aluno deve estar matriculado em uma escola situada no Estado do Rio de Janeiro para participar da XVIII FECTI.
A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro. Na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores.
Os projetos finalistas serão apresentados pelos estudantes no evento XVIII FECTI, na cidade do Rio de Janeiro, quando serão avaliados novamente pelo Comitê Científico.
A exposição dos projetos será gratuita e aberta à visitação.
Ao final do evento, será realizada a premiação.
Na Mostra Virtual dos finalistas, que integra a FECTI 2024, os visitantes podem conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
Etapas |
Datas/Períodos prováveis |
Inscrições na plataforma SisFECTI |
25 de junho a 10 de setembro |
Solicitação de afiliação de feira |
Até 10 de setembro |
Prazo para Inscrições de projetos indicados pelas feiras afiliadas |
5 dias após a feira afiliada (prazo máximo 25 de outubro) |
Divulgação dos selecionados |
5 de novembro |
Etapa obrigatória de confirmação de finalistas: envio de link de vídeo, pôster, autorização de imagem e autorização de participação de menores de 16 anos residentes fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro |
5 a 12 de novembro |
Divulgação dos finalistas |
19 de novembro |
XVIII FECTI Presencial |
30 de novembro e 1 de dezembro |
Mostra Virtual FECTI 2024 |
a partir de 28 de novembro, votação popular até 8 de dezembro |
Realização
Fundação CECIERJ/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Apoio
FAPERJ, Cefet/RJ
Mais informações:
Página: http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/
Instagram: @fecticecierj
Plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login
e-mail: fecti@cecierj.edu.br