Tecnologia em
Sistemas de Computação
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação à distância tem como objetivo formar profissionais com competência para realizar, entre outras tarefas, instalação, configuração, manutenção e gerenciamento de redes; construção, desenvolvimento e manutenção de sites na web; instalação de sistemas operacionais; instalação e manutenção de banco de dados; montagem e instalação de computadores; desenvolvimento de programas e interfaces. O curso, que adota a metodologia semipresencial, conta com videoaulas especialmente produzidas para o curso.
Na organização curricular, os seguintes aspectos são considerados: a apresentação do núcleo básico de conteúdos propostos pelas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC); a motivação do estudante para com o objeto da sua profissão; o embasamento em matemática e física, para a compreensão de conceitos e fenômenos; a ampliação das noções de inglês, para a melhor compreensão de termos técnicos; a transmissão de conceitos, para a formação da base em tecnologia de computação, com foco em técnicas de programação e em administração de redes de computadores, bem como no uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de aplicações para a web.
DURAÇÃO:
A matriz curricular do curso tem duração prevista de 6 semestres; o aluno poderá concluir seus estudos em, no máximo, 11 semestres.
TITULAÇÃO:
Tecnólogo em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
COORDENAÇÃO:
Prof. Igor Monteiro Moraes
(Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação – UFF)
Prof. Edmundo A. Souza e Silva
(Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação – UFRJ)
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Considerando que a ferramenta básica do aluno do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação é o computador, é OBRIGATÓRIO que o aluno assista às aulas gravadas no laboratório do polo (onde existe toda a infraestrutura necessária para o curso) ou, alternativamente, em seu computador pessoal que, neste caso, deverá ter acesso a web. O laboratório do curso e o computador são de primordial importância para o bom aproveitamento do curso, assim como a presença do aluno no polo para o qual prestou vestibular, pois é no polo que este esclarece dúvidas junto aos tutores, além de realizar outras atividades práticas.
POLOS:
Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, São Fidélis, São Gonçalo, Saquarema, Três Rios, Volta Redonda.