William Euclides Santos da Silva – Professor Escola M. Nilton Balthazar
A Olimpíada de Ciência e Arte foi um evento marcante em minha trajetória profissional, pessoal e acadêmica. Aliás, marcante também na trajetória dos estudantes, pois proporcionou trabalho em equipe, reflexão e empenho. Foi emocionante observar a mobilização, o envolvimento e o companheirismo que envolveram todas as etapas do trabalho. Além disso, podemos destacar as possibilidades de diálogo que o evento proporcionou. Diálogos que fomentaram troca de saberes, fortalecimento de laços de amizade e investigações conjuntas. Enfim, uma produção de conhecimento democrática, enriquecedora e reflexiva. Nessa perspectiva, a olimpíada representa um ato de esperançar novos modelos de produção científica e de sociedade. Ao promover o mutualismo entre o conhecimento científico e artístico e a horizontalidade na produção de conhecimento, rompe-se com a concepção positivista de ciência, a saber: saberes fragmentados e que não dialogam entre si. Certamente, precisaria de uma centena de linhas para abordar a importância da Olimpíada de Ciência e Arte na biografia da escola, dos professores e dos estudantes participantes. Contudo, por motivos de tempo e espaço fica aqui este breve relato sobre a experiência de participar de uma olimpíada interdisciplinar.