O ano letivo da Rede Ceja – Centro de Educação de Jovens começa no dia 06/02, mas o pontapé foi dado nesta segunda-feira (03), com um encontro que reuniu os diretores das 59 escolas da rede estadual de educação administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Presente no evento, o secretário Anderson Moraes destacou a importância da iniciativa para a população fluminense. “Fiquei encantado com o Ceja, um trabalho tão bonito no estado do Rio, que trata as pessoas de forma receptiva e carinhosa e que tenha essa importância de aumentar a escolarização em nosso país”, destacou o secretário.

O evento também marcou a entrega dos certificados de reconhecimento, concedido pela Fundação Cecierj, para as 36 unidades da rede CEJA pela participação no processo consultivo para diretor junto à comunidade escolar, um momento que reforça a importância do trabalho colaborativo e da dedicação desses profissionais. Sidney Borges, diretor-geral do Ceja, ressaltou a relevância do processo de escolha dos diretores: “A posse é uma forma simbólica de comemorar esse processo consultivo. O último processo foi em 2005. São praticamente 20 anos sem algo assim”.

O momento foi ainda mais especial para a equipe da nova escola do estado, que será inaugurada em Cachoeiras de Macacu no dia 11/02. “A minha expectativa é de que vai ser um ano muito bom, em que vamos atingir a proposta de ter um ensino de qualidade na Rede Ceja, atraindo bastante alunos”, disse Josimeire Rodrigues da Costa, diretora adjunta da unidade caçula da rede.

Para os diretores, a presença do secretário Anderson Moraes e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves da Costa, foi motivo de honra e esperança. “A presença do secretário nos traz a esperança de que o Ceja cresça cada vez mais e ofereça um ensino de qualidade para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada”, comentou Erica Vianna, diretora do polo Niterói/Maricá.

Qualidade e dedicação como marcas da Rede CEJA

Durante o evento, a vice-presidente de Educação a Distância da Fundação Cecierj, Heloísa Cunha Furtado, destacou o orgulho que a instituição tem da rede, não apenas pelo seu propósito, mas pela excelência com que o trabalho é realizado. “E isso é mérito de todos vocês, diretores, e equipes das escolas voltadas para a educação de jovens e adultos”.

O evento contou ainda com a presença do vice-presidente Científico, Gabriel Seraphim, e presidente da Faperj, Caroline Alves da Costa, que falou sobre o trabalho realizado pela Rede. “Fico muito feliz de ver esse momento aqui. Agora, na Faperj, estou nessa função de complementar as vinculadas, dando todo o suporte necessário para que as instituições entreguem políticas públicas voltadas para a sociedade”, afirmou.

Sobre o CEJA

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) são escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro voltadas para jovens e adultos que estão fora da idade escolar regular e desejam concluir os ensinos fundamental ou médio. Administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as unidades oferecem ensino gratuito e acolhem alunos com diferentes necessidades. O segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) é destinado a pessoas com pelo menos 15 anos. Já o ensino médio é voltado para maiores de 18 anos. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.cecierj.edu.br/rede-Ceja.