No próximo fim de semana, 30 de novembro e 1º de dezembro, acontecerá a XVIII FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, o maior evento do gênero realizado no estado do Rio de Janeiro. Organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento vai reunir 162 projetos de ciências e inovação desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada de ensino de 37 municípios. A FECTI tem entrada gratuita e será realizada no Cefet-RJ, campus Maracanã (Rua General Canabarro, 485). 

“Marco importante para o Estado do Rio de Janeiro, a FECTI não apenas destaca a importância da iniciação científica, como oferece aos nossos jovens a oportunidade de vivenciar e se envolver com o conhecimento de forma prática e inovadora. A feira é, sem dúvida, um dos maiores instrumentos de transformação social que temos, pois promove a ciência e estimula valores para a formação de cidadãos resilientes, com força de vontade e capacidade de trabalhar em equipe. Prepara nossos alunos para os desafios do futuro com coragem, criatividade e comprometimento”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes. 

A feira é voltada para alunos de ensino fundamental II, médio ou técnico de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro que, sob orientação de seus professores, desenvolvem projetos de iniciação científica. Na FECTI, os trabalhos são apresentados aos avaliadores e ao público em geral. Este ano, a FECTI está de volta ao Cefet-RJ campus Maracanã, onde já tinha sido realizada de 2016 a 2019.   

“A realização da 18ª edição consolida essa ação de feira de ciências, que incentiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudantes em escolas de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação dos jovens e para a cultura científica dos visitantes do evento presencial e da mostra virtual”, disse a professora Vera Cascon, coordenadora da FECTI. 

Surpresa 

Vera Cascon revelou que, este ano, a FECTI terá uma surpresa na premiação de docentes e estudantes expositores, e uma modificação na Mostra Virtual da FECTI, que passará a premiar os projetos favoritos, escolhidos pelos visitantes, de cada uma das seis categorias dos finalistas: Ciências no Ensino Fundamental (6º e 7º anos), Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia e Interdisciplinar. Na Mostra Virtual, os visitantes podem conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes.  

Municípios 

Relação dos municípios cujos projetos de alunos das instituições de ensino foram selecionados para a FECTI: Araruama, Barra Do Piraí, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Iguaba Grande, Itaguaí,  Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paty Do Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Piraí,  Queimados, Quissamã, Rio das Flores, Rio Das Ostras, Rio De Janeiro, São Gonçalo, São João Da Barra, Seropédica, Três Rios, Valença. 

Programação do evento 

. 30/11 (sábado) 

9h às 10h – Abertura Oficial da XVIII Fecti – Auditório 1 do Cefet-RJ 

10h às 17h – Exposição dos projetos pelos estudantes – térreo do Bloco E 

14h às 15h30h – Oficinas da Praça da Ciência Itinerante, para docentes orientadores 

. Dia 1/12 (domingo) 

10h às 11h30h – Mesa-redonda Biomas nas telas e nas salas de aula – Auditório 1 

10h às 16h – Exposição dos projetos pelos estudantes – térreo do Bloco E 

15h às 16h – Banda Sinfônica da Faetec – Marechal Hermes – Auditório 1 

16h às 17h – Encerramento e premiação – Auditório 1