A Olimpíada Ciência e Arte aconteceu em 2023 e, um ano depois, continua rendendo frutos. No próximo sábado (09/11) vai ser lançado o livro “Ciência: Arte de Explicar”, que reúne trechos de atividades realizadas ao longo de 2024 por bolsistas de Iniciação Científica Júnior/CNPq, participantes da Olimpíada, que é realizada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontece às 11h30, no Museu Ciência e Vida, localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, Duque de Caxias, e também terá transmissão ao vivo pelo https://www.youtube.com/watch?v=zwIEJ0ycHLc.
“Os trabalhos revelam dedicação, originalidade e maneiras inovadoras de enxergar o mundo. Na verdade, o livro coroa uma sequência de ações realizadas pelos bolsistas e configura a primeira publicação desses pesquisadores mirins, em parceria com seus professores orientadores”, destacou Thelma Lopes, coordenadora geral da Olimpíada Ciência e Arte, OCA.
A obra reúne trechos de trabalhos produzidos entre janeiro e agosto de 2024, proporcionando um panorama que reflete o processo criativo dos estudantes e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Além das tarefas em suas escolas, os estudantes participaram de visitas guiadas, discussões sobre pesquisa e oficinas criativas, promovidas pela equipe da Olimpíada.
“O CNPq, por meio das bolsas concedidas, nos deu a oportunidade de aprofundar temas e abordar noções introdutórias de pesquisa e criação artística. Os professores atuaram como orientadores locais nas escolas, essenciais no processo como um todo”, comentou Luiz Bento, divulgador científico da Fundação Cecierj e coordenador da OCA.
O título “Ciência: arte de explicar” foi escolhido a partir de uma canção concebida pela bolsista Catarina Balduíno, de 10 anos, em parceria com sua mãe, sintetizando uma importante função que une ambos os campos. O livro terá versão impressa, exclusiva para os bolsistas, e digital, que está disponível em https://canal.cecierj.edu.br/conteudo/divulgacao_cientifica. A obra foi organizado por Thelma Lopes, Luiz Bento, Elymara Cardoso, Paulo A. Fragoso, Camila de Sant ‘Ana e Monica Dahmouche.
No sábado, o evento contará com a apresentação artística dos bolsistas e oferece ao público a oportunidade de conhecer a produção de 28 jovens pesquisadores, orientados por professores das suas escolas e pela equipe da Olimpíada. A programação terá início no dia 8 de novembro, com atividades exclusivas para os bolsistas e orientadores, incluindo visitas ao Centro Cultural Banco do Brasil e ao Museu Ciência e Vida, onde ocorrerá uma sessão noturna no planetário.
A atividade é uma parceria da Fundação Cecierj com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).