As licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia, ofertadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no âmbito do Consórcio Cederj, conquistaram a classificação quatro estrelas do “Guia da Faculdade Estadão”, iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país. O resultado mostra o sucesso do projeto de graduação a distância da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com sete instituições públicas de ensino sediadas no estado do Rio de Janeiro.
“O destaque dos cursos do Cederj no ‘Guia da Faculdade do Estadão’ reafirma a relevância do consórcio na oferta de ensino superior público, gratuito e de excelência no Brasil”, disse Milena Bento, diretora acadêmica da Fundação Cecierj, que também destacou o impacto social gerado por essas iniciativas.
“Especialmente no estado do Rio de Janeiro, onde o consórcio tem ampliado oportunidades de formação acadêmica para diversos segmentos da população. Esse reconhecimento ressalta a qualidade dos cursos oferecidos na modalidade de educação a distância, evidenciando o compromisso da Fundação Cecierj em cumprir sua missão de democratizar o acesso ao ensino superior”, completou.
O que é o Guia da Faculdade Estadão
O “Guia da Faculdade Estadão” apresenta a classificação das instituições de ensino superior do Brasil consideradas como as mais bem colocadas no ranking nacional. O seu conteúdo reúne informações relevantes de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), incluindo cursos interdisciplinares de faculdades públicas e privadas. Por isso, o guia é citado como a mais abrangente avaliação de titulações e modalidades disponíveis no ensino superior brasileiro.
A cada edição, o “Guia da Faculdade Estadão” traz dicas de carreiras e a avaliação dos cursos, que recebem três notas: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura. A publicação utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o país.