O Governador Cláudio Castro, por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia lançou na manhã desta terça-feira (24/09), no salão nobre, do Palácio Guanabara, o pacote de ações Mulher +.

A iniciativa faz parte de um programa que visa proporcionar mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. Entre os programas estão: “Programa Mulheres na Escola”, “Programa Vamos Juntas” e o “Programa Selo Empresa Amiga da Mulher – edição 2024/2025”. Eles são frutos de uma parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços.

Junto com a primeira dama, Analine Castro, o governador e os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, a secretária Heloísa Aguiar, da Secretaria da Mulher, a secretária Fernanda Curdi, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, a presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Caroline Alves e o Presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Ricardo Piquet, assinaram o termo de cooperação e lançamento dos programas .

O governador durante o evento salientou que a pauta da mulher é uma pauta diária e a transversalidade entre as pastas no seu governo (Mulher, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, entre outras) é de extrema relevância. “Tenho muito orgulho de estar à frente de um dos governos brasileiros com maior número de mulheres à frente de pastas importantes. A pauta das mulheres é uma pauta de todos os dias. Estamos mostrando que aqui as mulheres têm voz e vez em posição do comando. Não pelo número, e sinceramente, não importa o número, mas a relevância que essas mulheres têm na administração do governo”, afirmou o governador.

O Programa Mulheres na Escola, é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher junto com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) que visa proporcionar o acesso e o retorno à educação formal para mulheres a partir de 15 anos, que residam no estado do Rio de Janeiro e não tenham concluído o ensino fundamental e médio ou que desejam fazer o pré-vestibular. O programa ainda prioriza mulheres em situação de violência; mulheres egressas ou em cumprimento de pena; mulheres trans e mães solo. A metodologia usada será semipresencial dos Centros de Educação de Jovens e Adultos.

Já o Programa Vamos Juntas da Secretaria da Mulher uma parceria da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) com a Secretaria de Estado da Mulher, tem como objetivo principal a ampliação de oportunidades de emprego por meio de capacitação profissional, reduzindo os problemas sociais em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano. O programa é destinado as mulheres a partir dos 16 anos, que se encontram em vulnerabilidade e risco social, sejam vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária. Os cursos oferecidos terão duração de 20 semanas e as alunas participantes irão receber auxílio para transporte. Ele será instituído em 25 unidades da Rede Faetec

Para o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Anderson Moraes, os programas prezam pela educação, direitos e reinserção das mulheres nas escolas e futuramente no mercado de trabalho. “É com muita honra que participo deste governo. Este é um governo que abre as portas para as mulheres. Não porque temos pena, mas sim porque acreditamos que as mulheres são mais honestas, capazes e dedicadas. É por isso que o governador Cláudio Castro dá essa oportunidade para as mulheres.  Os agressores de mulheres são barrados na administração estadual. E isso é muito importante”,  destacou o secretário.

O Presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Ricardo Piquet salientou a parceria entre os órgãos. “A parceria com a Secretaria da Mulher é sensacional, pois alcança a mulher que procura concluir os ensinos fundamental e médio, quer trabalhar e mudar e não mais se manter na situação em que está. Além da educação de jovens e adultos, a Fundação CECIERJ vai oferecer cursos, alguns em parceria com a própria FAETEC, e outros que estamos elaborando e isso é muito importante. E, para aquela mulher que deseja ir além, e quer fazer uma graduação, nós temos o Pré-Vestibular, que é um sucesso e vai possibilitar que ela alcance uma situação que seria inimaginável”, salientou o presidente da CECIERJ, Ricardo Piquet.

O terceiro programa inserido no pacote de ações Mulher + é o “Selo Empresa Amiga da Mulher” – edição 2024/2025. Ele é um reconhecimento do Governo do Estado às empresas que contribuem para a qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Para receberem o selo, as empresas devem divulgar, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher.

A Presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Caroline Alves, salientou a importância do ensino técnico profissionalizante. “O ensino profissionalizante abre portas e desempenha um papel fundamental na inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Hoje, contamos com a parceria de diversas secretarias e essa união permite avançarmos cada vez mais. Estamos sempre em diálogo com a Secretaria da Mulher para ampliar ainda mais o alcance dessas ações. É com muita alegria que reconhecemos o impacto positivo desse trabalho, que tem motivado nossa equipe a seguir em frente. Vamos sempre dialogar com a sociedade civil, para atender cada município de acordo com suas demandas, priorizando quem mais precisa”, concluiu a presidente da Faetec.

Antes de terminar a cerimônia, todos os secretários e presidentes das unidades vinculadas da SECTI, junto com o governador e a primeira dama assinaram o termo de cooperação e posaram para as fotos.