Identificar, valorizar e divulgar práticas educacionais que promovam plena alfabetização de estudantes de anos iniciais das redes públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro. Uma experiência educativa transformadora e criativa é do aluno do Cederj Rafael Guimarães, que ganhou o segundo lugar do “Prêmio Magda Soares: Transformando vidas pela leitura”, com um projeto que desenvolveu na Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto, onde leciona.

Ele foi indicado para representar Magé na etapa regional e, antes, foi contemplado na seleção da etapa municipal do prêmio, por meio do edital aberto pela Secretaria Municipal de Educação, que selecionou boas práticas de alfabetização e leitura. “No dia 11 de junho, fui a Petrópolis representando a rede de ensino da cidade, concorrendo com outros municípios da região da Serrana, e conquistei o segundo lugar”, disse Rafael, que está no 8º período do curso de Pedagogia, ofertado pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Trajetória

Rafael, de 30 anos, é formado em Comunicação Social, com especialização para professores, e terminará, este ano, a graduação em Pedagogia pelo Consórcio Cederj, que é coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Citando a ajuda que sempre teve dos seus professores na graduação no polo Magé, Rafael afirmou que graças ao Cederj se tornou o profissional que é hoje:

“Aprendi e aprendo muito com os estudos e com os professores, que são excelentes. Posso citar aqui os de alfabetização, de educação especial, de psicologia na educação, de gestão, que muito me ajudaram a expandir a mente e evoluir enquanto profissional”, declarou.

Primeiro membro da família a trilhar uma trajetória acadêmica, Rafael contou que foi durante as aulas para as séries iniciais do ensino fundamental que começou a trabalhar a alfabetização e a leitura com seus alunos, usando o livro “A fabulosa máquina de fazer amigos” (Nick Bland, editora Brinque-book). O objetivo é o desenvolvimento escolar dos alunos, nas questões de leitura e escrita e também socioemocional.

“Este livro trata questões de amizade e conscientização sobre o uso de tecnologias e redes sociais. E, além das atividades de sala de aula, voltadas para leitura e escrita, desenvolvi um trabalho interdisciplinar, com o intuito de resgatar a cultura das brincadeiras de rua”, contou o futuro pedagogo.

Professora Magda Soares

Magda Becker Soares era professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi uma das criadoras da Faculdade de Educação (FaE). É referência na área da alfabetização e venceu o Prêmio Jabuti em 2017, na categoria “Educação e Pedagogia”, com o livro “Alfabetização: a questão dos métodos”, editora Contexto. Ela morreu, em 2023, aos 90 anos de idade.