Mais uma boa notícia envolvendo a comunidade acadêmica do Cederj! A dissertação de mestrado de Telma Ferreira Farias Teles Costa ganhou a 23ª edição dos Prêmios de Excelência da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF (PROPPI/UFF). Telma é tutora a distância nas disciplinas de Estado e Administração Pública e Administração Municipal do curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e também foi aluna do curso de Administração Pública do Polo Campo Grande.

“Receber o prêmio como melhor dissertação de mestrado profissional representa um reconhecimento da minha trajetória acadêmica e profissional”, declarou Telma, que conclui o curso ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2019, mesmo ano em ingressou no Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFF), no campus Aterrado, em Volta Redonda.

Telma conquistou o prêmio na categoria “Tese e Dissertação Acadêmica e Profissional”, que é destinado às melhores teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação da UFF, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Por causa da pandemia, a conclusão do mestrado só ocorreu em 2022, mesmo período em que foi aprovada em dois cursos de Doutorado, optando pelo de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ela credita a sua conquista ao apoio da família e à “excepcional orientação” do Prof. Dr. Arnaldo Lanzara, atual coordenador do PROFIAP/UFF. “Além de ter me incentivado muito, inclusive a me inscrever no doutorado e seguir pela vida acadêmica, ele apresentou a proposta de concorrermos a esse prêmio que divido com ele”, ressaltou.

Sobre a pesquisa

O título da dissertação é “Excesso democrático como inimigo: a emergência econômica como moduladora das capacidades estatais no Brasil”. Em 2021, as discussões iniciais sobre o assunto lhe renderam o prêmio de melhor artigo do GT 13 – Gestão de Crises na Administração Pública do VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública com “Falência alimentar no Brasil: o impacto da liberdade e exceção econômicas sobre a segurança alimentar durante a pandemia de Covid-19”.

A autora disse que a proposta da pesquisa é analisar a instalação estrutural de regimes de emergência na gestão do orçamento federal brasileiro, explorando a relação entre uma abordagem fiscalista/monetarista de capacidades estatais e o desmantelamento da rede de políticas públicas, que culmina na suspensão de direitos mesmo sem a derrogação formal.

“Entende-se que o estudo das relações possíveis entre emergência econômica, estado de exceção, efetivação de direitos e Estado é muito relevante para a administração pública, ciência política, economia política, sociologia e direito financeiro frente aos dissensos relativos à validação científica da existência de uma tipologia contemporânea de exceção permanente no seio de regimes democráticos”, explicou.

Ser aluna do Cederj

Telma, que além de tutora, compõe o corpo de orientadores que acompanham os alunos na disciplina de Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, destaca que a graduação em Administração Pública pelo Cederj foi uma base importante para a sua caminhada acadêmica até a conquista do prêmio.

“Durante o curso, fui exposta a um currículo abrangente que combinava teoria e prática, me possibilitando uma compreensão dos princípios fundamentais da Administração Pública e a reverberação empírica dos processos decisórios de quem atua na área, seja em nível macro, seja na burocracia de rua”, afirmou Telma.

Ela acrescenta que desenvolveu habilidades analíticas e de resolução de problemas durante a graduação.
“Competências que entendo serem essenciais para a realização de projetos acadêmicos, somadas ainda a uma visão crítica e comprometida em relação aos desafios enfrentados pelo Estado no Brasil”.