Unidades de Duque de Caxias e Paracambi passaram por obras que permitirão ampliar o atendimento aos alunos

Referência para os alunos realizarem aulas presenciais, como aulas no laboratório, avaliações e tutoria, dois Polos Cederj da Baixada Fluminense passaram por obras e estão de cara nova. O Governo do Estado do Rio vai inaugurar uma instalação em Duque de Caxias, nesta sexta-feira (05/07). Já o polo de Paracambi foi entregue nesta quinta-feira (04/07). A administração ficará a cargo da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com as prefeituras.

As unidades oferecem ensino superior na modalidade semipresencial no âmbito do Consórcio Cederj. Os equipamentos, para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, são de fundamental importância para uma educação de qualidade e para abrir oportunidades para quem desejar estudar.

“Estamos entregando mais um importante equipamento. Como sempre digo, educação não é despesa, é investimento. E, mesmo em regime de recuperação fiscal, o Governo do Estado não deixou de investir, não houve contigenciamento de verba para a área. Reforço o meu compromisso com a educação e com aquelas pessoas que buscam oportunidades por meio dos estudos”, destacou o secretário.

O Polo Cederj Paracambi, que funciona desde dezembro de 2004 na Fábrica do Conhecimento, passou por obras de reforma e ampliação. No novo andar vai funcionar um auditório com 100 lugares, oito salas de aula e sete de tutorias e um laboratório de Informática. Ainda foi construído o acesso externo para o segundo andar, com elevador acessível.

Atualmente mais de três mil alunos estão matriculados na unidade, que oferece onze cursos de graduação: Matemática (UFF), Física (UFRJ), Biologia (UERJ), Pedagogia (UERJ), Química (UENF), Letras (UFF), Geografia (UERJ), Administração Pública (UFF), Ciências Contábeis (UFRJ), Engenharia da Produção (UFF) e Biblioteconomia (UFF).

Caxias: mais vagas no vestibular

Com o novo espaço, o Polo Cederj Duque de Caxias passa a ofertar mais vagas no Vestibular Cederj 2025.1 para a graduação em Física. As inscrições serão abertas ainda no segundo semestre deste ano. Atualmente, a unidade conta com dois laboratórios de Física, dois de Biologia, um de Computação e um de Informática, além de sete salas e biblioteca. Os cursos ofertados em Duque de Caxias são Ciências Biológicas (UFRJ), Física (UFRJ), História (Unirio), Tecnólogos em Computação (UFF) e Gestão de Turismo (Cefet/RJ).

“É um momento de celebração. É uma honra entregar essas novas instalações de grande relevância para a educação do nosso estado, e, principalmente, para a Baixada Fluminense, região onde nasci”, ressaltou o presidente da Cecierj, Lincoln Tavares.