A inscrição para participar da FECTI é gratuita e vai até 10 de setembro

A 18ª edição da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação traz novidades. É o prêmio para o melhor projeto alinhado com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024, ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’. Organizada anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento é voltado para estudantes e docentes de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. A FECTI está com inscrições gratuitas abertas até 10 de setembro. O evento será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no campus do Cefet/RJ, Maracanã.

“A iniciativa da feira de ciências tem se mostrado extremamente importante ao incentivar os estudantes a desenvolverem o processo de investigação no ambiente escolar e ao tornar possível o diálogo entre alunos, professores orientadores e visitantes durante a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa realizados em colégios do estado do Rio de Janeiro”, explicou a coordenadora da feira professora Vera Cascon.

Prêmio especial

Além da premiação dos trabalhos em cada categoria (Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar) e dos especiais Divulgação Científica, Meninas na Ciência e Voto Popular, será concedido o de melhor projeto alinhado com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2024, Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. “Queremos reforçar a importância dos biomas para o equilíbrio ambiental”, ressaltou Vera Cascon.

O que é a FECTI?

É a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro, voltada para a apresentação de projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental II, médio ou técnico, sob a orientação de seus professores.

Além da premiação de medalhas, troféus, a FECTI, que nesta edição acontecerá Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, também indica para outras feiras nacionais. Foi o que aconteceu com Carolina de Araújo Pereira da Silva, de 18 anos, aluna do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ). Ela participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que a credenciou para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (ISEF), em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde foi premiada.

“Tudo começou com a minha participação na Fecti. Minha história começou a mudar ali, onde apresentei o trabalho Dinâmica de expressão de transportadores de metais como marcadores de malignidade e alvos terapêuticos no câncer”, explicou Carolina, que é moradora de são João de Meriti e orientada pelas professoras Mariana Paranhos Stelling e Juliana do Carmo Godinho.

Como participar da FECTI?

Os projetos podem ter sido desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos. Cada professor pode participar em até quatro projetos e cada estudante somente pode ser inscrito em um projeto. Cada escola pode concorrer com até quatro projetos, com possíveis exceções no caso de feiras de ciências colegiais afiliadas.

As inscrições devem ser feitas pela plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login.