Estudantes formados em Ciências Contábeis obtiveram Coeficiente de Rendimento Acadêmico com grau de excelência

Dois alunos do curso de Ciências Contábeis do Polo Cederj Paracambi receberam o diploma Dignidade Acadêmica – grau Cum Laude, concedido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aline Cruz e Felipe Lorenzo, ao longo do curso, obtiveram Coeficiente de Rendimento Acadêmico com grau de excelência. O Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, reúne as principais instituições públicas de ensino superior do país na oferta de cursos de graduação na modalidade semipresencial.

Para o presidente da Fundação Cecierj, Ricardo Piquet, a notícia é motivo de orgulho para a instituição, destacando o esforço, a dedicação e do desempenho dos estudantes com este reconhecimento.

– É motivo de muito orgulho termos Aline e Felipe entre os laureados. Eles são, certamente, inspiração para outros alunos do Cederj, administrado pela Fundação Cecierj – afirmou.

Foram diplomados alunos de diferentes áreas do conhecimento que concluíram a formação superior com grande êxito. Eles alcançaram coeficientes de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a 8,0, ao concluírem seus cursos de graduação dentro do período de tempo recomendado, obtendo um número de créditos não inferior a 80% do total de cada curso e não sofreram qualquer sanção disciplinar ao longo da jornada.

Professora de Matemática das redes municipal e estadual de Educação, Aline Cruz já tinha se formado pelo Cederj, em 2010, e voltou para fazer Ciências Contábeis.

– Tranquei um semestre, mas voltei, porque a educação é minha ferramenta de transformação. Mulher, mãe, negra, pobre, do interior, através da educação, é possível, sim, conquistar os objetivos e seus sonhos. Não é fácil, há barreiras, mas o Cederj me mostrou que sou capaz e tenho certeza que muitos outros também serão capazes – reflete Aline.

A importância da estrutura do Cederj

Vindo de um bairro periférico de Porto Alegre, Felipe Lorenzo encarou viagens periódicas ao Rio de Janeiro para atividades presenciais, como as provas.

– O Cederj foi ponte para uma das melhores universidades do país e essa conquista não teria sido possível sem o apoio dos professores e orientadores, especialmente durante a elaboração do TCC e no acompanhamento acadêmico – afirmou Felipe, que atua como gerente de projetos em tecnologia contábil.

Cerimônia de entrega

A cerimônia de entrega dos diplomas de Dignidade Acadêmica foi realizada no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da UFRJ, no último dia 16 de abril, e presidida pela vice-reitora, Cássia Turci. Participaram ainda da celebração a pró-reitora de graduação, Maria Fernanda Quintela, os decanos dos centros e diretores das unidades acadêmicas, além de amigos e familiares dos agraciados. A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) laureou 256 estudantes.