O filme de estreia do Cineclube CECIERJ em Mangaratiba não foi escolhido à toa. “Simplesmente Martha” conta a história de uma chefe introvertida que encontra novos rumos em sua vida ao cuidar de sua sobrinha e conhecer um charmoso cozinheiro italiano. O assunto gastronomia foi intencional, já que é um dos cursos ofertados pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no local, onde funciona o Cineclube CECIERJ, inaugurado nesta quarta-feira (02/04). A iniciativa é da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estou adorando participar da Faetec e, como aluna do curso de Culinária Fit, me identifiquei muito com o filme, que parece retratar minha própria história. Meu sonho é me tornar cozinheira aqui em Mangaratiba”, disse Bruna da Conceição. 

A coordenadora do projeto, Caroline Alciones, explicou que, como o programa é interdisciplinar, “abordaremos mensalmente diferentes eixos – culinária, turismo, ciências – sempre com curadoria qualificada e espaço para diálogo com o público”. “O Cineclube CECIERJ humaniza a educação através das artes. A inauguração em Mangaratiba é especialmente significativa para a Costa Verde e, além de exibir filmes, promoveremos debates sempre com viés educativo”. 

E, justamente essa proposta de levar cinema de qualidade e debates enriquecedores à população da Costa Verde, que recebeu elogios do aluno da Faetec, Carlos Augusto Pillar: “Esta iniciativa enriquecerá nosso curso e toda a comunidade. Traz elementos que faltam em nossa realidade local, agregando valor cultural e educacional. Será muito positivo para todos nós.”

Inauguração 

Além dos alunos da Faetec, o evento de inauguração contou com a presença do vice-presidente Científico da Fundação Cecierj, Gabriel Seraphim. “O projeto é especial porque vai além da exibição de filmes. Nossos mediadores vão explicar o contexto social e cultural das obras, enriquecendo a formação do público”, disse Gabriel, que destacou o trabalho da equipe do Cineclube CECIERJ e do secretário Anderson Moraes. 

“O secretário sempre reforça: nosso trabalho é servir com excelência. Após desafios em outro município, a Caroline Alciones trouxe essa demanda: ‘para onde levar o Cineclube agora?’. Foi então que encontramos parceiros fundamentais, como a Thais Barbara e o Erick Calazans, e integramos esforços entre Cecierj, Faetec e Faperj para oferecer esse serviço. Juntos, estamos transformando vidas através da cultura e educação”, concluiu. 

O Cineclube CECIERJ vai funcionar na Rua Frei Afonso, s/nº, Praia do Saco, onde, além da Faetec, também funciona um Polo Cederj. “Como administradora do polo, destaco a importância desta ação para Mangaratiba, que não possui salas de cinema, as mais próximas ficam em Itaguaí e Angra. Este projeto beneficia não só alunos, mas toda comunidade, incluindo turistas. Contamos com todos para divulgarem e aproveitarem esta conquista para a região”, comentou Thais.

Erick Calazans, gestor da Faetec Mangaratiba, deixa um convite para todos: “Venham sempre! Estamos muito felizes com a inauguração desta unidade na Costa Verde que é para toda a população de Mangaratiba e quem não é de Mangaratiba também. Recebemos muitos visitantes, pessoas que moram no Rio e vêm passar o final de semana, e vamos ter sessão aos sábados também. Todos serão bem-vindos”.

A programação do mês de abril inclui: 

  • Simplesmente Martha: 16 de abril, às 15h 
  • A Fantástica Fábrica de Chocolate: 10 de abril, às 15h 
  • Os Sem-Floresta: 26 de abril, às 10h