As redes sociais são um meio de interação social e o Brasil figura na lista dos países em que os usuários passam mais tempo conectados. O uso pode trazer benefícios, contudo, quando combinado com fatores como o preconceito e discriminação, pode resultar na propagação da violência em diversos níveis na sociedade. Para discutir esse tema tão importante e atual, a Rede CEJA promove a Semana de Combate ao Bullying e Cyberbullying. Nesta terça-feira (01), às 14h, terá a palestra “O Uso da Inteligência Artificial no Combate à Desinformação e aos Discursos de Ódio”, com o professor Luís Henrique Sforzin Pazzini (CEJA Niterói/Maricá), transmitida pelo Canal CEJA Virtual,
O evento promove a reflexão sobre o uso das redes sociais e o emprego de ferramentas associadas à IA a favor do combate aos discursos de ódio nas redes sociais, além de abordar como a tecnologia pode promover ambientes digitais mais seguros. A organização é da Rede CEJA, coordenada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mediada pela Mestre em Antropologia e Dinamizadora de sociologia da Rede CEJA, Carina Cunha Santos, a palestra será com o Professor Luís Henrique Sforzin Pazzini (CEJA Niterói/Maricá) – que possui com o seguinte currículo:
Mestre em Educação pela PUC-Rio. Cursou especialização em tecnologias em educação pelo CCEAD / PUC-Rio, tendo bacharelado e licenciatura plena em ciências sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além da formação profissional em tecnologia da informação (TI) pelo SENAI. Também éprofessor de sociologia e filosofia da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro e atualmente, pesquisa formas inovadoras de aplicar as TICs na Educação Básica, em especial o uso dos games em benefício da aprendizagem.
Data: 02/04 (terça-feira)
Horário: 14h
Transmissão: Canal CEJA Virtual