O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de acesso ao ensino superior no país. Além das vagas em universidades públicas e privadas, o Enem é usado para financiamento estudantil e bolsas em instituições privadas. Garantir uma boa nota é fundamental para a classificação, especialmente nos cursos mais concorridos, e a redação tem peso relevante para isso. Dois alunos do Pré-Vestibular Cecierj mandaram muito bem e alcançaram 980 pontos: Fabiano Silva de Oliveira, de Teresópolis, e Tito Cassiano Silva Marques, de Copacabana, que comemora também a aprovação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O resultado do Enem de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13) e os estudantes viram que todo o esforço foi recompensado. Fabiano Henrique Silva de Oliveira, de 19 anos, estudou no polo presencial de Teresópolis, e fazia de cinco a dez redações por semana. “Meu estudo não era nada fraco. Pegava os temas das edições anteriores e jogava no ChatGPT para gerar temas parecidos e com probabilidade de cair. Teve uma semana que fiz 20 redações! Tracei a meta de ter uma nota de 900 pontos e consegui alcançar com muito esforço e estudo”, conta Fabiano, que destaca a ajuda da professora Lorena Ribeiro da Silva Lopes:

“A Lorena sempre tirava todas as dúvidas e mostrou como ter maior assertividade na estrutura da redação. Ela mostrou como fazer uma boa introdução, o parágrafo de desenvolvimento e a conclusão, mostrou a contextualização do tema, enfim, como o corretor do Enem ia ler e interpretar a redação para dar a nota. O melhor é que ela sempre estava ali para ajudar os alunos, o que gente estava fazendo de errado, o que podia melhorar”.

Estudante do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, em Teresópolis, Fabiano escolheu a modalidade presencial justamente para ter “professores ao meu lado, me ensinando e reforçando o ensino para ter a maior taxa de acertos possível”. “Eu não teria isso estudando de casa. A Lorena sempre dava muitas dicas de ouro e isso me ajudou bastante. A didática foi incrível e sempre elogiei isso para os professores do Pré-Vestibular, que indico para todos”.

Rotina de estudos para o Enem

Fabiano, que deseja passar para Ciências da Computação e tem preferência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ou Instituto Federal Fluminense (IFF), tinha uma rotina de estudos de oito horas por dia. “Acordava, caminhava com a minha mãe até o trabalho dela, e estudava em casa, sempre mantendo a constância. Priorizei as matérias que mais tinham peso para o curso que quero, que são Ciências da Natureza, Matemática e a redação. Essas sempre tiveram a minha total atenção”.

Já a rotina de Tito Cassiano Silva Marques, de 21 anos, estudante do polo Copacabana, teve algumas noites de sono substituídas por treinar a redação. “Eu fazia muito mais do que só ir para as aulas nos sábados, mas não fiquei, digamos assim, tão vidrado como muita gente fala. Virei noites escrevendo, porque estava muito travado ainda. A partir do meio do ano, consegui fazer bons textos e o professor Pedro Cornelio Vieira de Castro me ajudou muito com as correções e com feedback”.

Outro ponto que ajudou Tito a ‘destravar a redação’ foi o simulado presencial do Enem, promovido pelo Pré-Vestibular Cecierj. “Só consegui atingir uma nota 800 em setembro, quando a gente teve o nosso simulado. Então, a nota que tirei no Enem desse ano, o 980, foi uma surpresa total, pois pensei o pior, que tangenciei o texto, fuga parcial. Ter recebido a notícia que pelo menos um dos corretores me deu mil na minha redação foi demais”.

Tito comemora não apenas a nota na redação, mas também o ingresso no curso de Serviço Social, na UERJ, cuja listagem saiu nesta quarta-feira (15). “Estou muito feliz por ter alcançado o meu objetivo e ainda passando em terceiro lugar. Eu me formei no ensino médio em 2020 no curso normalista de formação de professores e, desde então, tentei estudar para o vestibular sozinha em casa, mas me faltava disciplina e o contato professor e aluno, que não tinha há muito tempo. Por isso, quando me inscrevi no Pré-Vestibular Cecierj, escolhi a modalidade presencial”.

Para Tito, o Pré-Vestibular foi o pilar, porque ‘tive suporte e a organização da minha rotina e isso foi incrível, porque cada aluno tem um orientador, fora os outros professores’. “Os professores se disponibilizaram, fora do horário do curso, a me ajudar e isso foi essencial. Minha orientadora maravilhosa, professora Ana Carolina Pereira Real, de Química, que me motivou a fazer o Enem”, destaca Tito, que contou com o apoio do pai e a vibração de toda a família, namorada e amigos.

“Todos felizes por mim, porque é uma coisa que sempre quis, não tirar 980 no Enem, mas a aprovação. Estou feliz por ter conquistado o que queria e ter tido essa ajuda incrível, que foi essencial para mim, ter a oportunidade de estudar e conhecer pessoas tão incríveis, professores tão dedicados e maravilhosos. E o mais importante: todos fazem com amor, é algo comunitário, social”, completa Tito.

Inscrições abertas para turma 2025

Se inspirou nas histórias de Fabiano e Tito? Então venha estudar no Pré-Vestibular Cecierj. As inscrições estão abertas até 24 de fevereiro, pela página http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular/. São 8610 vagas sendo 5.610 para as aulas na modalidade presencial e 3 mil online. O curso extensivo será oferecido gratuitamente de 22 de março a 6 de dezembro de 2025, com aulas presenciais ou on-line, em dias e horários que estão especificados na página Onde Estamos (http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular/) e no anexo 1 do edital. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário indicando a modalidade em que deseja estudar.

As aulas presenciais do extensivo irão ocorrer nos 45 polos instalados no estado do Rio de Janeiro, sendo 38 unidades com aulas aos sábados e sete que funcionarão às terças e quintas-feiras. Candidatos que optarem pela modalidade on-line do curso só terão direito à versão digital do material didático e toda a interação com tutores será realizada na plataforma virtual de aprendizagem do Pré-Vestibular Cecierj.

Podem se inscrever os candidatos que, em 2025, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições de ensino públicas ou particulares; candidatos que já tenham concluído o ensino médio; e candidatos matriculados no segundo e primeiro ano do ensino médio, sendo neste caso, a ocupação de vaga condicionada à existência de vaga ociosa.