O Museu Ciência e Vida, localizado em Duque de Caxias, agora abre aos sábados. A novidade é a partir do dia 19 de outubro, com horário de funcionamento das 9h às 17h, e entrada gratuita. Os visitantes vão poder conferir as exposições, assistir as sessões de planetário e muito mais. O Museu Ciência e Vida é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e está localizado na Rua Ailton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.
O espaço, onde anteriormente funcionou o fórum do município, tem quatro andares e abriga exposições fixas e itinerantes, realiza oficinas, peças de teatro e conta ainda com o Cineclube CECIERJ, cujas sessões têm horários fixos e os agendamentos podem ser feitos pelo formulário https://forms.gle/ob1vyvCy7pNS1fpN6. O local também abriga o planetário com a terceira maior cúpula do estado e capacidade para 68 pessoas. Mais informações em www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/museu-ciencia-e-vida/.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, a população fluminense terá a oportunidade de visitar um dos espaços mais importantes do estado em educação e divulgação científica também aos sábados. “A reabertura do Museu Ciência e Vida aos sábados facilitará o acesso ao público, especialmente às crianças, jovens e suas famílias, expandindo as opções de lazer e cultura no Estado, aproximando ainda mais a ciência da população”.
Conheça as exposições
Rádio Sociedade do Rio de Janeiro: 100 anos de rádio no Brasil traz a história de uma das primeiras emissoras criadas no mundo e que chamava a atenção pela programação que levava informações educativas, culturais e científicas à população;
Todos a bordo! Uma viagem ao corpo humano nos leva a um passeio entre células, tecidos e órgãos. As peças detalham o funcionamento do corpo humano e foram desenvolvidas pensando na inclusão de pessoas com baixa visão e cegas;
– Movimente-se! A física dos esportes utiliza cinco modalidades olímpicas e paraolímpicas como tema e leva os visitantes a conhecerem mais sobre as leis do movimento criadas por Newton e a perceberem como elas permeiam nosso cotidiano;
Dinossauro: do cretáceo à robótica nos faz algumas perguntas: existiram dinossauros no Brasil? Como eles viviam e o que comiam? A mostra traz réplica do dinossauro brasileiro, Uberabatitan riberoi, crocodilos da era do cretáceo e fósseis de peixes.
SomosTodosMataAtlântica nos mostra, em painéis e vídeos, animais de nossa fauna e uma reflexão sobre o ecossistema. Recursos de acessibilidade, como audiodescrição e modelos táteis, são oferecidos ao público.
O Museu Ciência e Vida
Em atividade desde julho de 2010, o Museu Ciência e Vida tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. O grande desafio do museu é estimular nos visitantes, diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e despertar o gosto pela ciência.
No coração de Duque de Caxias, o Museu Ciência e Vida possui aproximadamente 5.000m2 e abriga diversas exposições, planetário, auditório e salas para oficinas. Atualmente, a instituição oferece gratuitamente várias atividades culturais, artísticas e educativas: oficinas para professores, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários, além das sessões de planetário.