O Vestibular Cederj 2025.1 traz duas novidades: o curso de Biblioteconomia e a graduação em Física no Polo Cederj Duque de Caxias. Biblioteconomia será oferecido em dez polos: Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Miguel Pereira e Piraí, ofertados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Paracambi, Rio Bonito, São Gonçalo, Nova Friburgo e Angra dos Reis, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Já a licenciatura em Física agora está disponível no polo de Duque de Caxias, além de Angra dos Reis, Campo Grande, Itaperuna, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O edital do concurso está publicado em www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-1/.

Além de Física e Biblioteconomia, o Vestibular Cederj 2025.1 oferece mais de sete mil vagas em outros 15 cursos de graduação na modalidade semipresencial: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

Sobre o Vestibular Cederj

Os estudantes que desejarem solicitar o benefício de isenção do pagamento da taxa de inscrição, pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública têm até o dia 19 de outubro para preencher o requerimento disponível na página: www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-1/. Já as inscrições começam no dia 21 de outubro e se estendem a 24 de novembro. O processo seletivo permite que o candidato escolha a universidade, o curso e o polo onde deseja estudar.

Os aprovados vão iniciar as atividades no primeiro semestre de 2025 e serão alunos de uma das sete instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Polos Cederj

O estado do Rio de Janeiro conta com 43 Polos Cederj nas seguintes cidades: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Cantagalo, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro (Campo Grande e Rocinha), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.