O Conecta: EstrElas de outubro, que faz parte da programação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vai receber Juliana Meurer, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela vai falar um pouco sobre o campo da Astroecologia e suas experiências dentro dele na live no dia 16 de outubro, às 19h, no canal do YouTube do Museu Ciência e Vida, em www.youtube.com/c/MuseuCiênciaeVidamcv. A atividade dá certificado de participação.

A Astronomia é uma ciência com interfaces em diversas áreas do conhecimento. Na nossa série especial de lives Conecta: EstrELAS, conheceremos mais sobre as diversas áreas da Astronomia através de pesquisadoras que atuam nelas. Nesta edição, teremos Juliana Meurer nos apresentando a área da Astroecologia e sua pesquisa dentro dele. E se alguém ainda tem dúvidas sobre a presença de mulheres nesta ciência, que fique claro: “Estrelas” se escreve com “Elas”!

Juliana Meurer é graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2021, pesquisa astroecologia no Laboratório de Ecologia de Interações, sob a orientação do Prof. Dr. Milton de Souza Mendonça Jr., tendo já publicado trabalhos na área. Seu atual projeto de Iniciação Científica envolve o desenvolvimento de um catálogo de ambientes análogos astrobiológicos brasileiros. É também membro da Sociedade Brasileira de Astrobiologia.