Um percurso dialógico entre a universidade e a sociedade foi o tema do seminário comemorativo dos 10 anos do curso de Tecnólogo em Segurança Pública, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no âmbito do Consórcio Cederj. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, no campus da UFF, em Niterói, e reuniu alunos, professores e pesquisadores na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país, na área das ciências humanas e sociais a partir das práticas no curso.

“O evento celebra o sucesso de uma das formações mais inovadoras e relevantes na área da segurança pública no estado do Rio de Janeiro. É um prazer estar na comemoração dos 10 anos do curso e ter a oportunidade de encontrar e ouvir professores, alunos e tutores. Essa troca é muito importante para a Fundação Cecierj”, destacou Milena Bento, diretora Acadêmica.

O seminário teve como principal objetivo destacar a evolução e o impacto do curso na formação dos profissionais para o setor da segurança pública, além de promover discussões sobre os desafios e oportunidades atuais, como lembrou a coordenadora do curso, Andréa Soutto Mayor, desde 2018: “A ideia deste evento é celebrar a universidade, a parceria com a Fundação Cecierj e os nossos mais de três mil alunos formados”.

Vários temas foram apresentados em mesas para discutir as experiências, dificuldades e êxitos na implementação e execução de um curso na modalidade de ensino a distância, voltado exclusivamente para profissionais de segurança pública: histórico do curso; o papel dos tutores coordenadores e diretores de polo; o papel dos coordenadores de disciplina; iniciativas de extensão do curso, como LABIAC, GESP e Revista Campo Minado; o papel dos tutores presenciais e dos tutores a distância; e a experiência dos alunos do curso.

Roberto Kant, professor emérito da UFF e um dos fundadores do curso, participou da abertura do seminário e destacou a importância do curso. “Ao ser iniciado foram oferecidas 900 vagas e o curso continuou com uma procura crescente, sendo um dos que mais forma profissionais na UFF. Isso mostra o interesse por essa abordagem da Segurança Pública do ponto de vista da sociedade e não apenas do Estado, visando uma sociedade onde todos se sintam mais seguros”, disse o professor que é também coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.

O pró-reitor de Graduação da UFF, José Walkimar Carneiro, prestigiou o evento e destacou que o curso, que tem cerca de dois mil alunos, é um dos mais importantes para a universidade que funciona nesta modalidade, entre os oito oferecidos pelo Consórcio Cederj. “Atividades como esta são importantes porque dão a oportunidade de refletir sobre o próprio funcionamento do curso, sobre os avanços conquistados ao longo do tempo e sobre o que se pode fazer para o futuro. Docentes e gestores do curso buscam caminhos para que o curso possa avançar da melhor forma possível”.

O seminário também contou com a participação de ex-alunos e alunos, que partilharam as experiências: “Sou sargento da Marinha e estou no quarto período do curso de Segurança Pública. É uma grande satisfação fazer parte dessa comemoração e ter a oportunidade de conhecer mais as pessoas que trabalham para que o curso tenha qualidade, como funciona todo o processo para que nós, alunos, sejamos bem atendidos pela equipe do curso. Sou muito grato por estudar em uma universidade pública, comentou Antonio Carlos Peccini.

O curso

O curso de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense faz parte do Consórcio Cederj e está presente em nove polos regionais: Angra dos Reis, Belford Roxo, Campo Grande, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Rio Bonito, São Gonçalo e Três Rios.

É o primeiro em uma universidade pública brasileira, junto com o curso de bacharelado em segurança pública, ambos situados no Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF.

Com a primeira turma iniciada em 2014 é o curso com a maior formatura da UFF, realizada em 2018 com aproximadamente 500 alunos. No ano de 2016 teve seu caráter inovador reconhecido pela Agência de Inovação AGIR/UFF, recebendo o prêmio de tecnologia social. Em 2018 foi avaliado com nota 4, classificado como “muito bom” pelo MEC.