Tem mensagens que merecem ser compartilhadas. Foi com grande alegria que a diretora do CEJA Carmo, Andreza Oliveira Monteiro, e a equipe da escola receberam esse emocionante relato do ex-aluno Sebastião Meneguite. Ele concluiu os estudos na Rede CEJA e, atualmente, cursa Gestão Financeira.

“O CEJA Carmo/RJ é um templo sagrado na arte de educar jovens e adultos, com um nível de excelência que proporcionará uma base sólida para ingresso nas melhores instituições de ensino superior e técnico. Basta dedicar-se aos estudos”, destaca Sebastião em sua carta.

O CEJA Carmo funciona na Rua Senador Dantas, 280, Centro. O contato é (22) 99870-8910. Para ingressar na Rede CEJA e concluir os ensinos fundamental e médio, o interessado deve, primeiro, fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/ e, após a pré-matrícula, levar os documentos à escola para confirmar a matricula: carteira de identidade e CPF; comprovante de residência atualizado; histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENCCEJA; certidão de nascimento ou casamento.

Excelentíssima senhora diretora, professores e demais funcionários do CEJA Camo/RJ

Com minhas cordiais saudações, sirvo-me do presente para expressar minha felicidade e realização pessoal ao concluir o Ensino Médio neste educandário. Aquele momento em que recebi simbolicamente o Certificado foi revestido de grande alegria e satisfação; será inesquecível pela emoção que o criou. Acima de tudo, quero externar minha profunda gratidão e respeito a cada professor e servidor desta instituição, os quais, com profissionalismo, dedicação e carinho, me guiaram na conquista deste degrau importante. Graças a essa formação, agora estou cursando Gestão Financeira EAD, Tecnólogo pela Estácio, polo de Além Paraíba/MG.

Iniciei meus estudos supletivos no ensino médio na década de 90, ainda no antigo CES, que funcionava no Colégio Estadual Francisco Varella. Já havia eliminado várias matérias, mas, afastados por algum tempo, retornei em 2022. Desta feita, tive a oportunidade de ter aulas com o grande Professor Hunglu, uma pessoa de notável conhecimento e dedicação. Com habilidade, ele me ajudou a superar a maior dificuldade, que era a disciplina de Matemática. Por isso, fica aqui meus agradecimentos especiais ao Nobre Professor Hunglu, verdadeiro mestre no sacerdócio do magistério. Concluí as demais disciplinas por meio do provão do CEJA em 2023.

Num país onde muito se questiona sobre a qualidade da educação pública, testemunhei, sinceramente, que o CEJA Carmo/RJ é um templo sagrado na arte de educar jovens e adultos, com um nível de excelência que proporcionará uma base sólida para ingresso nas melhores instituições de ensino superior e técnico. Basta dedicar-se aos estudos.

O CEJA, na minha modesta opinião, acredito ser um modelo de “educação do futuro” – democrática, flexível em horários, oferecendo oportunidades valiosas para todos, considerando os compromissos familiares e profissionais. Destaco também a qualidade do material de ensino, grade curricular, plataforma e, acima de tudo, a competência técnica e profissional do corpo docente e demais funcionários. É uma conjunção de ações, envolvendo pessoas qualificadas para esse propósito, que oferecem um serviço de altíssimo nível à sociedade carmense e região.

Assim sendo, em relação ao CEJA, não prospera a tese comumente usada de que a educação pública não tem qualidade, utilizada por muitos aqueles que, de maneira alguma, se dedicam aos estudos, como justificativa para sua falta de sucesso na formação escolar. Infelizmente, constatamos tratar-se de um comportamento predominante na maioria dos brasileiros. Poucos se dedicam de fato e aproveitam esse maravilhoso manancial.

Pelo exposto, reafirmo meus sinceros agradecimentos à Senhora Diretora, aos funcionários da Direção, da Secretaria, aos professores, orientadores e a todos que fazem parte do CEJA Carmo/RJ. E aqui, inclusive, incluo a todos que, desde os anos 90, participaram desta minha formação: o professor Kleber, a professora Maria José, a professora Rosângela e tantos outros que não recorde o nome. Mas que, jamais poderia esquecê-los, pela mesma importância, competência e dedicação dos servidores atuais desta instituição. A eles também, a minha eterna gratidão.

Ao finalizar, dedico a todos vós, um pensamento que foi compartilhado no “quadro negro” por um dos grandes mestres que tive, quando estava na 5ª série, antes do início a aula, em um dia o ano de 1981: “não há maior recompensa que a consciência tranquila do dever cumprido” (autor desconhecido).

Que Deus, o grande arquiteto do universo, abençoe a todos e às Vossas famílias, e derrame suas bênçãos de luz sobre essa escola.

Meu forte abraço a todos!

Ass: Sebastião Salvador Gomes Meneguite