Dois programas de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) estão com inscrições abertas para as turmas de 2025. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Para interessados no Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, as candidaturas on-line podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF até 14 de outubro. São oferecidas 15 vagas e a previsão para o início das aulas é março de 2025. Confira o edital.

Com característica multidisciplinar, o curso tem como objetivo produzir novos conhecimentos, a fim de ampliar o diálogo entre saúde, ciência, tecnologia e sociedade, capazes de induzir o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da divulgação científica. O mestrado é oferecido pela Casa e tem como parceiros o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Já o Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) está com inscrições abertas até o dia 1º de novembro.

São oferecidas 15 vagas, de acordo com a seguinte distribuição: 10 para ampla concorrência; 1 para candidatos (as) que se declararem pessoa com deficiência; 3 para candidatos (as) que se autodeclarem negros (pretos e pardos) e 1 para candidatos (as) que se autodeclararem indígenas.  O candidato deverá preencher a ficha de inscrição no Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 13 de dezembro.

A Fiocruz dispõe de duas bolsas de estudos para os (as) aprovados (as) no processo seletivo. As condições de concessão e outras informações estão disponíveis no edital, disponível no site da Casa de Oswaldo Cruz.

De caráter interdisciplinar, o mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde visa capacitar profissionais ou recém-formados para atuar na valorização e na gestão de diferentes tipos de patrimônio (documental, arquitetônico, museológico, biológico e imaterial) a partir de uma reflexão crítica sobre procedimentos de salvaguarda, conservação e divulgação.

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz
Período de inscrição: 2/9 a 14/10/2024

Divulgação do resultado: 5/12/2024

Informações: site do PPGDC, Sistema Integrado de Ensino Fiocruz – SIEF e pelo e-mail selecaoppgdc@fiocruz.br