O Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, celebra a história da Rádio Sociedade, em sua nova exposição “Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil”, que fica em cartaz até dezembro no espaço, que é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A abertura aconteceu na terça-feira (27/08)e marcou também a retomada do Cineclube CECIERJ, que vai levar sessões gratuitas de cinema para as cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias e São Gonçalo.

“É com alegria que recebemos o público, em comemoração aos 14 anos do Museu Ciência e Vida, e, principalmente, porque estamos trazendo dois instrumentos de conhecimento e educação: a exposição que celebra o centenário do Rádio no Brasil, onde vamos entrar no túnel do tempo desse grandioso meio de comunicação, e a retomada do Cineclube, um projeto da divulgação científica, que, após um hiato, é retomando com todo gás”, disse Régia Almeida, vice-Presidente Científica da Fundação Cecierj.

A exposição “Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil”

Uma das primeiras emissoras criadas no mundo, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro chamava a atenção pela programação diversificada, pensada para levar informações educativas, culturais e científicas à população. Fundada em abril de 1923 por um grupo de cientistas e intelectuais, a Rádio Sociedade foi pioneira no rádio e na divulgação científica no Brasil.

“A Rádio Sociedade foi criada em um momento em que a comunidade científica estava se consolidando no Brasil. Com caráter educativo e de divulgação científica, expressou um momento marcado pela preocupação desses poucos cientistas em manter um diálogo com a sociedade brasileira”, destaca Luisa Massarani, pesquisadora da COC/Fiocruz e coordenadora do INCT-CPCT, curadora da exposição ao lado de Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ.

A mostra é uma realização do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), da Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Rádio MEC e da Folguedo, a mostra conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Cineclube CECIERJ

O Cineclube CECIERJ é um projeto de humanização do ensino através das artes e conta com uma programação mensal para cada uma de suas unidades, além das Mostras Temáticas. Os filmes são selecionados para cada grupo: Cineclube CECIERJ Cineclubinho, dedicado especialmente ao público infantil; Cineclube CECIERJ Essencial, com filmes para quem curte cinema; e Cineclube CECIERJ Romântico para jovens e não tão jovens assim.

“O vídeo é a minha forma de falar sobre arte. Nada melhor do que a arte para falar sobre a arte. O Cineclube é o primeiro programa de divulgação científica voltado, especialmente, para as artes. E retomamos o projeto com um bolsista do Cineclube, que vai promover o debate com o público após as sessões”, disse Caroline Alciones, coordenadora do projeto.

No mês de setembro, o Cineclube CECIERJ apresenta quatro filmes que buscam discutir uma sociedade mais igualitária e humanista: Interestelar (sessão especial); Shrek 2 (05, 17 e 26/09); Um Estranho no Ninho (10 e 19/09); e Billy Elliot (12 e 24/09). As sessões acontecem sempre às 9h30 e 14h. A programação está disponível em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/cineclube-cecierj/programacao/.