Os moradores de Angra dos Reis, Duque de Caxias e São Gonçalo vão ganhar mais um lazer, aliando educação, divulgação científica e cultura. O Cineclube CECIERJ retoma as suas atividades, nesta terça-feira (03/09), com sessões gratuitas de cinema para todas as idades. A programação de setembro está disponível em www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/cineclube-cecierj/programacao/. As sessões têm horários fixos, de acordo com o local, e agendamentos podem ser feitos pelo formulário https://forms.gle/ob1vyvCy7pNS1fpN6.

Antes da retomada, o acervo passou por um processo de catalogação e de atualização, foi contratada a licença de exibição de obras audiovisuais e novos equipamentos foram adquiridos e já instalados nas unidades. Além disso, novos bolsistas foram selecionados e capacitados para atuarem nos polos e na sede, no Centro do Rio.

“Neste mês de setembro, a curadoria estará voltada para o tema da acessibilidade e para a questão do Setembro Amarelo, propondo uma reflexão sobre um tema tão sensível. Serão realizados debates superinteressantes com o público”, contou a coordenadora do programa Caroline Alciones.

Inspirada no tema acessibilidade, a seleção de filmes em Angra dos Reis apresenta três obras com personagens com algum tipo de necessidade específica, com enredos que reforçam a importância do cuidado e da inclusão. Os filmes são “Como treinar o seu dragão”, “Forrest Gump” e “Ensina-me a viver”. As sessões acontecem às quartas e sextas-feiras, às 10h e 14h, no Centro Cultural Theophilo Massad, Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/nº, São Bento.

Já em Duque de Caxias, o Cineclube CECIERJ apresenta quatro filmes que buscam discutir uma sociedade mais igualitária e humanista: Interestelar (sessão especial 03/09); Shrek 2 (05, 17 e 26/09); Um Estranho no Ninho (10 e 19/09); e Billy Elliot (12 e 24/09). As sessões acontecem sempre às 9h30 e 14h. O Museu Ciência e Vida, que fica na Rua Ailton da Costa, s/nº, Duque de Caxias, vai receber essa programação.

Saúde mental e acessibilidade

Para o público de São Gonçalo, o Cineclube Cecierj preparou uma programação que gira em torno da promoção da saúde mental e acessibilidade, com as exibições dos filmes “Como treinar o seu dragão”, “Volta para casa, Snoopy” e “Onde vivem os monstros”. “Escolhemos filmes, que, juntos, vão tratar de temas como acessibilidade, saúde mental e adaptações”, explicou Caroline. As sessões vão acontecer quartas e sextas-feiras, às 9h e às 13h30 no Polo Cederj São Gonçalo, localizado no CIEP 250 – Rosendo Rica Marcos, na Rua Visconde de Itaúna, s/nº, Gradim.

Sobre o Cineclube Cecierj

O Cineclube CECIERJ é um projeto de humanização do ensino através das artes e conta com uma programação mensal para cada uma de suas unidades, além das Mostras Temáticas. Os filmes são selecionados para cada grupo: Cineclube CECIERJ Cineclubinho, dedicado especialmente ao público infantil; Cineclube CECIERJ Essencial, com filmes para quem curte cinema; e Cineclube CECIERJ Romântico para jovens e não tão jovens assim.

Criado há 12 anos pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Cineclube CECIERJ é uma iniciativa de grande relevância, “devido a atuar na articulação entre artes e ciências, sensibilizando olhares e escutas ao mundo na direção da formação de sujeitos críticos e em conexão com o mundo”, como explica Caroline. A ação conta com apoio da Faperj – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.