Para celebrar os 14 anos do Museu Ciência e Vida, localizado em Duque de Caxias, o espaço terá uma nova programação: a mostra “100 anos de Rádio no Brasil” e o retorno do Cineclube CECIERJ. Um evento para comemorar as novidades será realizado nesta terça-feira (27/08), às 14h, na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.

A exposição é uma viagem pela história da rádio com imagens e objetos históricos, além de atividades educativas e interativas e fica em cartaz até dezembro. A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta, das 9h15 às 17h. “100 anos de Rádio no Brasil” conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e caderno em braile. Já o Cineclube CECIERJ terá uma sessão especial de abertura no dia 3 de setembro com o filme “Interestelar”, às 9h30 e 14h.

O Museu Ciência e Vida, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, faz agendamento para grupos escolares pelo telefone 2671-7797 ou pelo e-mail recepcaomcv@gmail.com. Já os interessados em agendar sessões do Cineclube CECIERJ devem preencher o formulário https://forms.gle/ob1vyvCy7pNS1fpN6.

Exposição marca os 100 anos de criação da Rádio Sociedade

A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, uma das primeiras emissoras criadas no mundo, chamava a atenção pela programação diversificada, pensada para levar informações educativas, culturais e científicas à população. Fundada em abril de 1923 por um grupo de cientistas e intelectuais, a Rádio Sociedade foi pioneira no rádio e na divulgação científica no Brasil.

Para marcar os 100 anos de criação da emissora, o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, a Casa de Oswaldo Cruz, a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Rádio MEC e a Folguedo inauguram a exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil, que agora chega no Museu Ciência e Vida.

Cineclube CECIERJ

O Cineclube CECIERJ é um projeto de humanização do ensino através das artes e conta com uma programação mensal para cada uma de suas unidades, além das Mostras Temáticas. Os filmes são selecionados para cada grupo: Cineclube CECIERJ Cineclubinho, dedicado especialmente ao público infantil; Cineclube CECIERJ Essencial, com filmes para quem curte cinema; e Cineclube CECIERJ Romântico para jovens e não tão jovens assim.

No mês de setembro, o Cineclube CECIERJ apresenta quatro filmes que buscam discutir uma sociedade mais igualitária e humanista: Interestelar (sessão especial); Shrek 2 (05, 17 e 26/09); Um Estranho no Ninho (10 e 19/09); e Billy Elliot (12 e 24/09). As sessões acontecem sempre às 9h30 e 14h. A programação está disponível em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/cineclube-cecierj/programacao/.