Evento acontece entre os dias 26 e 29 de agosto com transmissão ao vivo
Educadores e pesquisadores têm um encontro marcado no I Simpósio Ensino de Jovens e Adultos, organizado pela Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos. Sob o tema “Currículos, Letramentos, Tecnologias e os Mundos do Trabalho”, o evento acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto, das 9h às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal Ceja Virtual .
O simpósio, organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Educação, promoverá um diálogo sobre as adaptações necessárias frente à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso inclui uma reflexão sobre os currículos e uma análise sobre os letramentos, o papel das tecnologias educacionais e a conexão entre os conteúdos ensinados e o mundo do trabalho.
Os participantes terão a oportunidade de se envolver em debates e discussões por meio de Grupos de Trabalho dedicados a áreas específicas: GT01 – Currículos na EJA; GT02 – Letramentos na EJA; GT03 – Tecnologias educacionais na EJA; e GT04 – Mundos do Trabalho e a EJA. Estes fóruns vão proporcionar uma análise aprofundada das questões, permitindo a troca de experiências e a construção de novos caminhos para a prática educativa na EJA.
Confira a programação:
Data 26/08/2024 – SEGUNDA
Abertura
Horário: 10h – 10h05
Presidente Lincoln Tavares Silva
Vice-presidente Marílvia Dansa de Alencar
Palestra
Horário: 10h05 – 11h30
Tema: Possibilidades e desafios na EJA – Século XXI
Profª Andrea da Paixão Fernandes
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj)
Palestra
Horário: 14h – 16h
Tema: Currículos e percursos formativos na EJA
Profª Viviani Anaya
Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira (Belo Horizonte-MG)
Apresentação de trabalhos
Horário: 16h – 18h
Tema: Currículos na EJA
Mediadora Profª Cristina Varandas (CEJA/Cecierj)
Mesa Redonda
Horário: 18h – 20h
Tema: Currículos e percursos formativos na EJA
Profª Letícia Miranda Medeiros
Docente de Inglês e de Projeto de Vida do CEJA Niterói
Profª Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Profª Girlane da Silva dos Santos
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Profº Giovanni Codeça da Silva (CEJA/Cecierj)
Data 27/08/2024 – TERÇA
Palestra
Horário: 09h – 11h
Tema: Mundos do trabalho e a EJA no século XXI
Profª Paulo Roberto Wollinger
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Apresentação de trabalhos
Horário: 14h – 16h
Tema: Currículos na EJA
Mediadora Profª Isabel Souza (CEJA/Cecierj)
Minicurso
Horário: 16h – 18h
Tema: Letramento em fotografia perspectivas tecnológicas para EJA
Profª Carina da Cunha Santos
Dinamizadora de Sociologia CEJA/Cecierj
Data 28/08/2024 – QUARTA
Palestra
Horário: 09h – 11h
Tema: Tecnologias e seus usos na EJA
Profª Viviane Japiassu
Universidade Veiga de Almeida
Oficina
Horário: 14h – 16h
Tema: Trocando mensagens via e-mail – CEJA trilhando seu futuro
Profª Lívia Robadey: Professora de Espanhol CEJA Cordeiro
Rita cruz: Coordenadora Pedagógica CEJA Cordeiro
Profº Alexandre Marcet: Professor de Matemática CEJA Cordeiro
Apresentação de trabalhos
Horário: 16h – 18h
Tema: Tecnologias na EJA
Mediadora Profª Regina Celia Ferreira Marques (CEJA/Cecierj)
Mesa Redonda
Horário: 18h – 20h
Tema: Acolhimento no CEJA/Cecierj
Mediador Profº Sidney Borges (Diretor Geral CEJA/Cecierj)
Convidados: Profª Francisnéia Chaves de Carvalho (Diretora CEJA/Resende)
Profª Rosângela de Souza Sendon (Diretora CEJA/Jamapara)
Profº Júlio César Farias (Diretor CEJA/Central do Brasil)
Data 29/08/2024 – QUINTA
Palestra
Horário: 09h – 11h
Tema: Letramentos na EJA
Profª Socorro Calháu
Faculdade de Educação (UERJ)
Apresentação de trabalhos
Horário: 14h – 16h
Tema: Letramento e multiletramentos na EJA
Mediadora Profª Daniele Gomes da Silva (CEJA/Cecierj)
Apresentação de trabalhos
Horário: 16h – 18h
Tema: EJA e experiências do chão da Escola
Mediador: Profº Velfe Hollandino de Oliveira Júnior (CEJA/Cecierj)
Conferência
Horário: 18h – 20h
Tema: Horizontes da formação docente para EJA
Profº Luis Carlos Ferreira
Instituto de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades da UNILAB (CE)