Para celebrar o Dia Nacional do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, o Museu Ciência e Vida preparou uma festa especial para valorizar uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras: o Bumba meu Boi. A festa de origem nordestina, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tomará conta do espaço, no sábado (24/08), das 14h às 17h. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas uma hora antes da primeira apresentação.
“Essa é a primeira vez que traremos esta festa para o museu e é um passo importante para a construção da imagem desse espaço não apenas de ciência, mas de cultura, de lazer, de identidade da população fluminense. É mostrar que aqui é lugar para brincar, para conhecer sobre o céu e celebrar quem nós somos. O Bumba meu boi é uma das festas mais antigas da nossa cultura e, na nossa leitura, representa o nascimento da própria nação brasileira”, explicou Carolina de Assis, astrônoma do Museu Ciência e Vida e uma das organizadoras da atividade.
Serão dois atos cheios de tradição: uma peça teatral e uma apresentação folclórica. A atividade conta com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) que, assim como a Fundação Cecierj, que administra o espaço, é vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. As atrações são destinadas para todas as idades. Confira:
O Auto do Boi Estrela, das 14h às 15h
Com texto de Daniel Fernandes e direção artística de Gabriela de Assis, “O Auto do Boi Estrela” apresenta a história de Pai Francisco e Mãe Catirina, que vivem na fazenda do Coronel Vicentão, dono do animal mais bonito da região, o Boi Estrela. Quando Mãe Catirina engravida, um desejo curioso e inesperado surge: ‘não adianta mocotó, nem galinha à cabidela! A língua do Boi Estrela, eu quero numa panela!’. Descubra o destino do Boi Estrela e se encante com essa história.
Brilho de Lucas, das 15h às 17h
O grupo folclórico “Brilho de Lucas”, uma referência da cultura maranhense no Rio de Janeiro, se apresenta para celebrar o Bumba meu Boi com toda a autenticidade de sua herança cultural. Com 37 anos de trajetória, o grupo, originário de Viana, traz o contagiante “sotaque da baixada” e mantém viva a tradição do Bumba meu Boi.
Serviço:
Bumba meu Boi no Museu Ciência e Vida para comemorar o Dia Nacional do Folclore
Data: 24/08/2024
Horário: 14h às 17h
Local: Museu Ciência e Vida, Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Entrada gratuita com senhas distribuídas às 13h. (70 senhas disponíveis)