A capital fluminense recebeu, entre os dias 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá, a quarta edição da Rio Innovation Week, considerada a maior feira no segmento de tecnologia e inovação na América Latina. A Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou mais uma vez do evento e preparou cerca de vinte palestras e atividades a serem desenvolvidas no estande.

Foram cerca de 20 palestras sobre temas relacionados à educação, inovação, empreendedorismo, acessibilidade, Inteligência Artificial, literatura, turismo e robótica. O visitante que foi ao estande conheceu um pouco mais sobre o trabalho da Fundação Cecierj, como o Cederj, CEJA, Extensão e Pré-Vestibular Cecierj, além de orientações sobre o Vestibular Cederj.

Além do estande, a Fundação Cecierj também ocupou o Armazém 5 com diversas iniciativas da divulgação científica, como os experimentos da Caravana da Ciência, como pilha humana, teste de nervos, jogos matemáticos e apresentação de animais marinhos e peçonhentos; a apresentação de oficina de robótica do Museu Ciência e Vida; e a apresentação dos alunos da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

Outra ação foi a gravação, no estande da Fundação Cecierj, do NITECast, podcast de entrevistas do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Cecierj, que gravou uma série especial para o evento, com o presidente do Cecierj, Lincoln Tavares; a diretora-executiva da RIW, Bruna Reis; ambos episódios já disponíveis; Aline Alvernaz, doutora em Educação e professora da licenciatura em Educação Especial da UFRRJ; Bruno Oliveira, coordenador da Caravana da Ciência; e professora Celly Saba, da UERJ/Cederj.

Participação de alunos premiados na FECTI

O Rio Innovation Week deste ano marcou um momento especial para os estudantes da escola Doutor Ricardo Augusto Azeredo Viana, situada em Duque de Caxias. Os alunos Anna Jullya da Silva, Gabriel da Conceição, Gabrielly Vitória da Silva, Livya Bruna Oliveira dos Santos e Miguel de Oliveira Corrêa tiveram a oportunidade de apresentar o projeto ‘Entrando Pelo Cano’: “Saber que a nossa escola tem esse reconhecimento é resultado de que fazemos o nosso melhor para conseguirmos mais alcance para ajudar não só a nossa escola, mas também a comunidade”, disse a aluna Anna Jullya da Silva.

O professor orientador do projeto, Darcio Ranauro, enfatizou a importância da experiência que foi a apresentação e que, além de desenvolverem habilidades em robótica e aprimorarem suas habilidades de comunicação, eles estão sendo expostos a um horizonte completamente novo de possibilidades. “Primeiro eles estão em um ambiente diferente, onde mostram um novo caminho, caso queiram trilhar e isso é legal para quem não tinha essa oportunidade”.

Secretário de Ciência e Tecnologia na abertura do RIW

Na abertura do evento, que aconteceu na terça-feira à tarde, no Palco Plenária no Armazém Kobra, reuniu autoridades e empreendedores, como o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes: “Os investimentos na pasta são prioridade na atual gestão do governador Cláudio Castro e, apesar do regime de recuperação fiscal no estado do Rio de Janeiro, vamos investir este ano R$ 4 bilhões por meio das fundações vinculadas, sem contingenciamento para o setor”, afirmou.

Fundador e diretor da RIW, Fábio Queiroz refletiu sobre a necessidade da democratização da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Não adianta encapsular o conhecimento. É preciso difundi-lo para a sociedade. Por isso, criamos 60 mil passaportes sociais na Rio Innovation Week e destinamos dez mil para os professores, que são agentes multiplicadores da tecnologia que será exibida nesta feira, e serão os formadores das próximas gerações de empreendedores, cientistas e inovadores”, disse.

Participaram, ainda, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, representando a ministra Luciana Santos; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; a diretora-executiva da RIW, Bruna Reis; o secretário estadual de Transformação Digital, Mauro Farias; o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Deodalto José Ferreira; o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Chicão Bulhões; o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz; a diretora-executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi; a vice-presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil, Marisa Reghini.