As matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos já estão abertas em todas as 58 escolas da rede estadual de ensino, administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os estudantes terão a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio em um regime semipresencial de ensino. A primeira etapa consiste na pré-matrícula que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/.

“O ensino na Rede CEJA é mais que suprir a escolarização regular para aqueles que não concluíram os estudos na idade própria. Os nossos estudantes têm acesso a um ambiente de conhecimento e acolhida e participam do acompanhamento das disciplinas do ensino regular, que o levam à conquista do diploma, e também de atividades extracurriculares, que integram a formação cidadã, ampliando horizontes e oportunidades de futuras trajetórias de estudo”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares.

Para se tornar aluno do ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Os documentos necessários são carteira de identidade; comprovante de residência atualizado; histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENCCEJA; e certidão de nascimento ou casamento.

O estudante da rede CEJA utiliza uma plataforma online de ensino e conta com material didático disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem e sempre tem o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas.

“Minha experiência foi positiva e transformadora. Vivenciei os benefícios e desafios desse ambiente educacional que moldou não apenas o meu aprendizado acadêmico, mas também o meu crescimento pessoal. O CEJA permitiu que eu equilibrasse minhas obrigações pessoais e profissionais com meus estudos. Essa flexibilidade é essencial para alunos que buscam concluir seus níveis de ensino enquanto enfrentam demandas de trabalho e família”, destacou Estevão Rodrigues Cardozo, que se formou na escola de Resende.

Como se matricular na Rede CEJA:

1. Veja qual é a escola mais perto de você em cecierj.edu.br/rede-ceja/estudando-no-ceja/;
  2. Faça a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/
  3. Após a pré-matrícula, vá a unidade e leve os documentos necessários para confirmar sua matricula e ser orientado pelos professores;
  4. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.