Rian Barreto, de 21 anos, é aluno do curso de Física

Pela segunda vez consecutiva, Rian Barreto, aluno de Física do Polo Cederj Itaperuna, conquistou uma medalha na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (International Astronomy and Astrophysics Competition). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (08/07), após passar pelas etapas classificatórias e a última, que consistiu na solução de 20 questões de múltipla escolha.

“Foi muito bom conquistar a medalha de bronze, pois recompensou meu trabalho duro novamente e consegui me manter no pódio por mais um ano”, disse Rian, que é cientista cidadão do Departamento de Colaboração Internacional de Pesquisa Astronômica (IASC/NASA), ao se inscrever no programa de caça asteroide.

A Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica é dirigida a estudantes do ensino médio e universitários do mundo inteiro que são desafiados a resolverem diversos problemas provando suas habilidades e criatividade. Existem duas categorias, a júnior (abaixo de 18 anos) e a jovem (acima de 18 anos). Este ano, cerca de cinco mil participantes puderam receber certificados, prêmios e reconhecimento global.

Rian, além da conquista nesta competição, recebeu a menção honrosa no Desafio Internacional de Matemática Juvenil, que ocorreu ano passado. “Tenho consciência que os resultados alcançados serão muito representativos nas minhas trajetórias acadêmica e profissional e poderão me ajudar no desenvolvimento de atividades extracurriculares”, declarou o jovem.

Orgulho da Fundação Cecierj e do Cederj

Morador de Campos dos Goytacazes, Rian está matriculado no 4º período de Física, curso ofertado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito do Consórcio Cederj, que é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Cederj reúne instituições públicas de ensino que ofertam graduação na modalidade semipresencial em 43 polos regionais em todo o estado.

“Novamente temos o Rian Barreto enchendo a Fundação Cecierj de orgulho. É um certame científico internacional, com a participação de estudantes de todos os países, e temos um representante brasileiro e do Cederj. Vamos ainda ouvir muito sobre o nosso aluno”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Lincoln Tavares.