A 10ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR), que começa nesta quinta-feira (06/06), vai contar, mais uma vez, com a presença da Caravana da Ciência da Fundação Cecierj. O visitante que for até a Área de Exposições de Resende vai conhecer uma série de experimentos científicos, explicados por monitores, além de bancada de física, em um ambiente de educação informal. A entrada é gratuita.
“Nós participamos de todas as edições da FLIR, que é um evento estimulante para todos os visitantes, onde voltamos a sonhar e trocar ideias. O pública aumenta a cada ano, sedento por informação, cultura, lazer dentro de quatro dias plurais. Gratidão por nos receber nesses dez anos e que sejam muito mais”, destacou Bruno Oliveira, coordenador da Caravana da Ciência.
A FLIR é um ponto de encontro para escritores, educadores, artistas e o público em geral, destacando a produção artística local. Este ano, o evento tem como tema principal “Vozes Afro-Brasileiras: Passado, Presente e Futuro” e prestará uma homenagem ao resendense Mano Elói, reconhecido pelo legado na história do samba e na promoção da cultura negra.
Mais de 300 artistas vão participar, além de 25 expositores, entre editoras, livrarias e sebos, com descontos especiais, além de palestras, bate-papos e oficinas no Auditório Literário e a promoção da literatura entre os estudantes no Espaço Educacional. O evento terá ainda apresentações artísticas no Palco Cultural e no Espaço Hip Hop e contações de histórias e encontros com autores na Flirzinha.
A FLIR, que tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como um de seus patrocinadores, tem o objetivo de popularizar o livro e a democratizar o acesso à literatura, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos os presentes. A programação completa e mais detalhes sobre os espaços podem ser encontrados em www.feiradolivroderersende.com.