As vivências dos povos indígenas estão diretamente ligadas à relação entre o céu e a terra, incluindo a interpretação das constelações, cujo surgimento marcam etapas distintas no ano, como a cheia do rio ou a época da caça. Essa astronomia indígena é uma das áreas de interesse de Luciana da Cunha Ferreira, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (Itegam). Luciana estará no De Frente com Cientistas, no dia 22 de março, às 19h, no canal de Youtube do Museu Ciência e Vida.

Como foi a infância de Luciana? Quais seus interesses na adolescência? O que a levou para astronomia? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Luciana e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão em nosso canal: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv.

Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.