A trajetória de mulheres na ciência e em outras áreas foi tema de apresentação das alunas integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Círculo Operário (Ceco), de Duque de Caxias, na tarde de quarta-feira (13), no Museu Ciência e Vida.
O trabalho de Yasmin Pereira, Ana Paula de Sena, Nicole Morais e Ana Beatriz já tinha sido apresentado na 17ª edição da FECTI, que aconteceu em novembro, no Iserj. Dessa vez, elas conversaram com estudantes das escolas estaduais Hervalina Diniz, Monteiro Lobato e Barão de Mauá, localizadas em Duque de Caxias.
“Nos encontramos no Clube de Ciências para estudar e conhecer o trabalho desenvolvido por mulheres, trabalhamos a relevância da produção delas. Muito importante que os alunos se inspirem, já que as mulheres lutam pela credibilidade e voz nos dias atuais”, declarou Yasmin Oliveira.
A iniciativa se insere no programa “Meninas nas ciências exatas da Baixada Fluminense: dos laboratórios da UFRJ ao Museu Ciência e Vida”, fruto da parceria entre as duas instituições. As estudantes participam de atividades nos laboratórios da universidade e de um conjunto de ações no museu.
O projeto conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).