As duas últimas edições da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Novidades da edição 6 – 15/02/2022

Educação Infantil

Este estudo se desenvolveu com crianças de cinco anos; tem como objetivo despertar o prazer pela brincadeira como processo de aprendizagem e interação afetiva entre criança, escola e família. Foi realizado em ambientes diversos como: sala de aula, pátio, pracinha e integrou alguns professores da escola e familiares. Caracterizado pelo viés qualitativo, apresenta dados coletados por registros fotográficos. Além disso, conta com o embasamento teórico sobre brinquedos e brincadeiras e sobre a aprendizagem significativa a contemplar os direitos de aprendizagem e os campos de experiência estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/na-escola-eu-brinco-de-que

Química

Este trabalho contribui para o entendimento da adulteração pela adição de álcool na gasolina vendida em postos de abastecimento, tendo como objetivo a identificação de possíveis práticas. Foram coletadas amostras dos quatro postos da cidade de Picuí/PB. As amostras foram analisadas e os resultados comparados com a Lei n° 13.033, fiscalizada pela ANP. Todas as amostras analisadas quanto ao teor de álcool na gasolina encontram-se dentro dos limites estabelecidos pela ANP, não configurando adulterações. Dessa maneira, concluímos que os postos de combustível da cidade encontram-se em conformidade com a legislação.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/analise-laboratorial-do-teor-de-alcool-na-gasolina-vendida-em-postos-de-abastecimento-de-picuipb

Educação Inclusiva

Este artigo traz um relato de experiência pessoal como cuidadora e profissional de apoio escolar, no ano inicial da pandemia. A vivência aconteceu em uma escola urbana de pequeno porte da rede pública do município de Campina Grande/PB. Neste trabalho abordaremos as principais dificuldades, as estratégias e as atividades que foram utilizadas pela escola nesse ano letivo, a importância do contato com os alunos e, sobretudo, a relevância que merece o acompanhamento pedagógico direcionado às crianças com deficiência.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/educacao-inclusiva-em-tempos-de-pandemia-relato-de-experiencia-em-uma-escola-da-rede-publica-de-campina-grandepb

Tecnologia

O presente artigo propõe reflexão sobre como a difusão das inovações tecnológicas impactam o modo como os educandos veem o mundo ao seu redor e quais conceitos os docentes da atualidade necessitam rever para atender às suas demandas. Normalmente, costuma-se associar as tecnologias digitais (como tablets e smartphones), apenas ao entretenimento. A escola precisa adotar estratégias para aproveitar esse interesse que os alunos têm por esses recursos direcionando-os à construção do conhecimento e considerando-os como ferramentas pedagógicas.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/a-leitura-do-mundo-no-contexto-das-tecnologias-digitais

Matemática

Apresentamos proposta de abordagem do conceito de número inteiro negativo com base na noção de subtrações equivalentes, a ser trabalhado em etapa da Educação Básica, resultado de um trabalho do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Primeiro, realizamos discussão teórica sobre o conceito. Em seguida, destacamos os procedimentos metodológicos adotados e caracterizamos nossa proposta. Em função da pandemia, não foi possível sua aplicação no ambiente escolar e a obtenção de resultados. Por fim, tecemos algumas considerações sobre potências e limitações da proposta.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/introducao-do-conceito-de-numero-inteiro-negativo-por-meio-da-nocao-de-subtracoes-equivalentes-uma-proposta-de-abordagem-em-turma-do-7-ano-do-ensino-fundamental

Educação Profissional

Este estudo caracteriza-se como relato de experiência com a utilização do software simulador virtual FluidSim como recurso pedagógico na disciplina Automação Industrial do curso técnico subsequente em Eletrotécnica do Campus de Porto Velho, em Calama. A simulação computacional tem sido bem empregada como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de Pneumática, Eletropneumática e Controladores Lógicos Programáveis devido às muitas vantagens que esses tipos de software possuem. A utilização do software proporcionou maior dinamismo ao curso e maior interação entre o professor e os grupos de estudantes.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/6/a-utilizacao-de-simuladores-virtuais-na-disciplina-automacao-industrial

Novidades da edição edição 5 – 08/02/2022

Educação Infantil

Este trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções de infância, bem como discorrer sobre a educação infantil e o papel da família e da escola no processo de aprendizagem das crianças. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam da temática infância, bem como consultamos documentos oficiais referentes à Educação Infantil. Verificamos que, a concepção de infância da Contemporaneidade difere dos séculos passados, quando a criança era vista como um miniadulto ou um mero objeto.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/as-concepcoes-de-infancia-e-o-papel-da-familia-e-da-escola-no-processo-de-ensino-aprendizagem

Interdisciplinaridade

Em março de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. As atividades laborais e estudantis foram suspensas. Com o passar do tempo e sem perspectiva de retorno das atividades estudantis presenciais, várias questões foram levantadas no sentido de sanar o distanciamento do alunado da escola. Ao recebermos orientações no sentido de como procederíamos no futuro bem próximo para retomar às atividades – desta vez, numa perspectiva remota –, inúmeros desafios surgiram, dentre eles a ausência de acesso à internet e a dispositivos móveis por grande parte do corpo discente.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/producao-de-infograficos-no-cefetrj-campus-maria-da-graca-integrando-biologia-e-educacao-fisica-em-tempos-de-pandemia

Consumismo

Este trabalho trata da indústria cultural e de sua influência na educação contemporânea. Usando meios modernos de comunicação, a ideologia do consumo permeia toda a cultura contemporânea, de forma que os meios de comunicação capturam essa ideologia e a reproduzem. A indústria cultural se globalizou e está se espalhando pelo mundo; hoje em dia, qualquer acontecimento pode ser monetizado por meio do YouTube e outras redes sociais. A cultura vai perdendo cada vez mais sua particularidade para dar lugar ao lucro.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/industria-cultural-e-seu-impacto-na-educacao

Ludicidade

Este artigo visa entender o modo como o ato de brincar se faz nas crianças portadoras do transtorno do espectro autista. A brincadeira é uma atividade que vai muito além do lazer: as crianças exploram o mundo que as cerca, imitam os padrões da sociedade em que estão inseridas, compreendem regras de convívio e se desenvolvem física, mental e emocionalmente. As crianças autistas possuem uma maneira diferente de brincar. É preciso que essa criança seja estimulada a participar de todos os tipos de brincadeira, para que possa usufruir de todos os benefícios que a brincadeira proporciona.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/o-brincar-nas-criancas-autistas

Pandemia e quadrinhos

Em março de 2020, as atividades acadêmicas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas de forma remota, como medida de prevenção contra o novo vírus SARS-CoV-2. Pensando em contribuir para a formação dos discentes sobre a covid-19, propomos trabalhar com eles a partir de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o título “Covid-19”. Analisamos como se deu a interpretação e a apropriação dos conceitos científicos pela leitura da referida HQ pelos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio particular em Belo Horizonte/MG.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/a-utilizacao-da-historia-em-quadrinhos-turma-da-monica-como-ferramenta-pedagogica-para-o-ensino-sobre-a-covid-19

Letramento

Magda Soares se destaca como pesquisadora; tem dezenas de obras publicadas. Doutora em Educação, aposentou-se como professora titular da UFMG. Ela integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG. No livro Letramento: um tema em três gêneros, ela apresenta discussões didáticas e profundas. O debate sobre os letramentos e suas relações dialéticas com a alfabetização representa um importante viés teórico dos estudos sobre aprendizagem de línguas, especialmente, com foco no caráter social e histórico da linguagem.

Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/letramento-um-classico-sobre-o-ensino-de-linguas


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