A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:
Inclusão
No tocante à Educação de Surdos, já é consenso que essas pessoas passaram por diversos contextos exclusivos que não priorizavam as línguas de sinais. Contudo, após o reconhecimento da Libras enquanto língua por meio de legislações no Brasil nos anos de 2002 e 2005, a adoção da língua de sinais nos espaços escolares regulares passou a ser obrigatória, pois nesse momento iniciava-se o processo inclusivo neste histórico educacional dos educandos surdos.
Educação Infantil
Este texto foi escrito com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas pela equipe pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande/MS no decorrer de 2020, referentes às estratégias construídas diante do desafio de realizar um trabalho pedagógico remoto para a Educação Infantil. Ao propor reflexões acerca das principais dificuldades que emergiram, sinaliza a fragilidade e insuficiência do modelo remoto quando consideradas as características próprias da Educação Infantil e as implicações de sua exequibilidade.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/educacao-infantil-de-modo-remoto-como-assim
Formação de professores
Este texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciadas por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo de refletir e alertar pesquisadores da educação a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira, Laval e entre outros pesquisadores que alertam esses discursos que produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/a-retorica-da-rmodernizacaor-na-formacao-docente
Literatura
Este trabalho propõe analisar o foco narrativo em Ópera dos Mortos, para captar os fluxos de consciência das personagens principais e identificar seus dramas internos. O estudo levou à constatação de que o uso do recurso da introspecção pelo narrador nos pensamentos e sentimentos das personagens se justifica pelo seu propósito de convencimento acerca da sua perspectiva sobre a história, relevando-se onisciente múltiplo seletivo. Esse recurso possibilita o conhecimento do homem psicológico e emocional que vive nas pessoas submetidas às mesmas condições de vida das personagens retratadas no romance.
Educação Ambiental
Considerando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.
Língua Portuguesa
Este trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.
Literatura Infantil
Este texto analisa o humor presente no livro A bruxa casamenteira, de Regina Drummond, ilustrado por Carol W. e classificado como ficção infantojuvenil, por ser sobre bruxas e casamento. A personagem bruxa tem grande destaque na literatura infantil, principalmente, nos contos de fada. Essa personagem povoa o imaginário de crianças e adultos, sendo bastante conhecida por apresentar características físicas e psicológicas estereotipadas, que lhe atribuem verrugas no rosto e muita magia, mediante poções feitas em seu caldeirão.
Pandemia
O presente trabalho visa contribuir com a Educação Básica de forma investigativa para o ensino em meio à pandemia. Sabendo da importância do conhecimento, pretende-se verificar e relacionar os métodos de ensino aos estudos e como os educadores estão desenvolvendo e construindo o conhecimento com a utilização da Educação 4.0. O objetivo é analisar o as respostas ao questionário para observar o emprego dos instrumentos tecnológicos em aula e as contribuições de aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa on-line.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/bruxa-pode-casar-o-humor-presente-em-a-bruxa-casamenteira-de-regina-drummond
Estágio supervisionado
Este trabalho reflete sobre as experiências no Estágio Supervisionado, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/37/a-importancia-da-transferencia-freudiana-na-escola-um-relato-de-experiencia-no-estagio-em-ensino-fundamental
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