A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:
Currículo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o Currículo Mínimo do 6º ano utilizado nas escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, trazendo aspectos referentes à sua elaboração e sobre como ele afeta os docentes e a parte principal de todo o sistema educacional: os alunos. O trabalho está dividido em tópicos que abordam diferentes aspectos sobre nosso objeto central de estudo, usando como fonte, além de alguns autores, as observações realizadas por mim durante o período de estágio.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/analise-critica-da-proposta-curricular-para-o-6-ano-do-ensino-fundamental-do-estado-do-rio-de-janeiro
Matemática
Pesquisas revelam que os alunos da Educação Básica costumam apresentar limitações na aprendizagem do conteúdo de frações. Em vista de auxiliá-los a superar suas dificuldades, o uso de jogos em sala de aula pode possibilitar uma aprendizagem mais satisfatória desse conteúdo. Nesse sentido, uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que um jogo adaptado do Uno pode proporcionar aos processos de aprendizagem de frações equivalentes à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O presente artigo descreve as etapas percorridas na referida pesquisa.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/uma-proposta-para-o-ensino-de-fracoes-equivalentes-com-adaptacao-do-jogo-uno
Legislação
O foco desta reflexão é discutir e comparar as últimas leis de diretrizes e bases da educação nacional até 1996, quando o debate para formulação da atual LDB foi concluído. A LDB de 1961 foi sancionada pelo presidente João Goulart, prevendo a descentralização de algumas ações educacionais; a de 1971, elaborada no regime militar, segue o caminho contrário, centralizando algumas decisões. A mais recente, de 1996, segue as orientações da Constituição de 1988 e foi aprovada pelo Congresso Nacional, tendo sido relatada por Darcy Ribeiro.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/um-breve-comparativo-entre-as-ldbs
Matemática
Durante o período da Educação Infantil, o ensino e aprendizagem da Matemática são de suma importância para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, pois esta tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação dos educandos. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo expor a importância do ensino da Matemática para os educandos presentes na Educação Infantil com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, visto que, nessa etapa da Educação Básica, o professor é parte importante no processo de ensino-aprendizagem.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/ensino-e-aprendizagem-da-matematica-no-periodo-da-educacao-infantil-atraves-da-aprendizagem-significativa
Sala de aula
O artigo apresenta uma perspectiva bastante interessante sobre avaliação de sistemas de interação dos indivíduos, mostrando como a convivência entre um ser e a comunidade em que está inserido contribui para o processo de formação de sua personalidade, bem como da sua saúde mental, possibilitando aprendizagens diversas, já que ele participa de interações com pessoas distintas, tanto no âmbito familiar como nas demais instituições de que participa – como o ambiente escolar. Nesse sentido, os grupos operativos são instrumentos importantes para viabilizar a aprendizagem dos indivíduos.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/resenha-do-artigo-a-tecnica-de-grupos-operativos-a-luz-de-pichon-riviere-e-henri-wallon
Bullying
Este artigo traz um histórico e importantes informações atuais sobre a prática do bullying (e seu desdobramento eletrônico, o cyberbullying) nas escolas do Brasil, bem como orientações para que os professores possam intervir de maneira eficiente, sob a perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento, de modo a sanar tal problema. Fala da questão da raiva (emoção humana), sua manifestação em forma de violência como modo de comunicação e a reverberação desses fatores. Esperamos ter trazido esclarecimentos e diretrizes aos educadores em face a ocorrências dessa natureza.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/bullying-e-cyberbullying-atualizacoes-cientificas-sobre-um-tema-que-nao-pode-ser-ignorado-pelos-professores
Temas transversais
As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializam questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se tratam de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/a-insercao-de-temas-transversais-no-ensino-saneamento-basico-e-saude
Inclusão
Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de investigações realizadas em torno de uma desordem genética que causa deficiência mental em graus variados, a síndrome de Down. Os estudos demonstram que seu quadro clínico é bastante conhecido; as características fenotípicas são essenciais para seu diagnóstico precoce. A inserção adequada dos portadores da síndrome de Down no contexto sociocultural é de grande importância para a sua adaptação e bem-estar; a família e a escola desempenham papel primordial como mediadoras desse processo.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/sindrome-de-down-e-suas-implicacoes-na-familia-e-no-ambiente-escolar
Método da problematização
O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez, mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.
Leia este artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/29/problematizacao-e-movimentos-da-competencia-protagonismo-da-aprendizagem
Acesse a revista educacaopublica.cecierj.edu.br