A edição desta semana da revista Educação Pública traz os seguintes trabalhos:

Meio ambiente

A Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.

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Tecnologia e pandemia

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre percepções e sentimentos de operadores da educação de uma escola de Educação Básica a respeito de seu trabalho e do trabalho dos estudantes durante o período de isolamento social. Nesse período, foi instituído um programa de atendimento aos estudantes por meio de uma plataforma online, onde eram disponibilizadas as atividades pedagógicas não presenciais. Os dados indicaram que a necessidade de exercer o trabalho docente e a mediação com a aprendizagem dos estudantes de forma remota veio acompanhada de preocupações e inseguranças.

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Resenha

O artigo “Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil”, de Maria Isaura Pereira de Queiroz, trata de questões relativas à identidade cultural e à identidade nacional brasileira, analisando como os teóricos do final do século XIX e início do século XX tentavam abordar o assunto. Afirmar que o Brasil é constituído de culturas indígenas, negras e europeias se faz importante para concretizar o que se denomina cultura brasileira. Para um país que possui composição étnica tão variada, valorizar suas raízes e seu processo de formação é essencial para garantir a sua identidade cultural e nacional.

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História

No texto “Guerreiros invisíveis”, Matthew Restall argumenta que as conquistas espanholas no continente americano não acontecerem exclusivamente graças aos hispânicos, mas também por vários outros povos formados por africanos e nativos americanos, que os ajudaram em batalhas, na alimentação e na alocação dos hispânicos no Continente. No entanto, podemos ver no texto que a sua importância nesse processo não é atribuída de maneira justa, havendo uma quantidade proporcionalmente muito menor de menções a eles em livros e documentos da época do que aos espanhóis.

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Educação Infantil

O direito à educação das crianças é um dos direitos fundamentais que constam na Declaração dos Direitos da Criança, promulgado pela Organização das Nações Unidas, em 1959. Contudo, esses direitos de que toda criança deve dispor ou usufruir nem sempre são cumpridos ou realizados em sua totalidade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir os direitos das crianças à educação, com exemplos de iniciativas que promovem o seu desenvolvimento integral, ao aliar a busca pela garantia de direito à articulação entre organizações, governo e instituições privadas.

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Educação Ambiental

Este trabalho teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental é trabalhada no Ensino Fundamental no município de São Mateus/ES e sugerir novos métodos de ensino. Devido ao cenário pandêmico vivenciado, o trabalho foi realizado de forma virtual. Os professores foram convidados a responder um questionário e, com os resultados obtidos, surgiu a ideia de preparação de uma cartilha que ajudasse os professores a trabalharem o assunto de forma interdisciplinar e transversal.

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Pedagogia de Projetos

A ação da orientação pedagógica e educacional pela prática de Pedagogia de Projetos foi um espaço de construção de conhecimento da escola pública de tempo integral, no ano letivo de 2020. Vivendo tempos de pandemia, a escola busca inovar, por meio de uma práxis comprometida com um mundo solidário e humano; a partir do diálogo e tendo agora características tecnológicas que propiciam o fazer pedagógico. A Pedagogia de Projetos é vista como um meio capaz de fomentar nos sujeitos da aprendizagem o desejo de desvendar o mundo por um olhar único e, ao mesmo tempo, plural.

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Dança

Neste artigo foi proposta uma breve reflexão acerca da dança e a consciência no processo formativo do ser humano. Tendo em vista analisar tanto aspectos socioculturais quanto biológicos, esta pesquisa encontrou nos estudos de autores e pesquisadores como Relvas, Marx e Vygotsky o suporte necessário. Embora o intuito não tenha sido dar como encerrado o estudo sobre o tema, é possível afirmar que o ser humano é afetado pelo seu meio e que sua consciência se torna resultado de um produto social.

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Experiências

A Bioquímica e a Citologia são áreas complexas da Biologia que possuem diversos mecanismos e termos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos alunos. Para vencer tais obstáculos, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade de laboratório físico. Nesta proposta de aula prática, os alunos irão vivenciar a ação da enzima catalase na batata (Solanum tuberosum L.) e confrontar a ação de diversos fatores, como calor, variação de pH (ácido e base) e sais na ação catalítica dessa enzima.

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