Uma pesquisa realizada com base em um trabalho desenvolvido pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj deu origem a um artigo publicado na revista internacional TOJET (The Turkish Online Journal of Educational Technology), considerada uma das maiores publicações com impacto na área de Tecnologias Educacionais. “Questionário TPACK para aprendizagem significativa: Caminhos para o desenvolvimento profissional de professores de Biologia no Brasil” foi resultado de uma análise feita a partir dos cursos oferecidos pelo Programa de Formação Continuada de Professores Programa em Ensino em Biociências e Saúde do IOC/Fiocruz. para os docentes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). 

“Essa publicação faz parte de uma linha de pesquisa que iniciamos há mais de 10 anos sobre o TPACK e temos muito mais a explorar e publicar sobre o assunto no Brasil. Fizemos um trabalho de construção de cursos on-line que atendesse à realidade de sala de aula dos professores, onde as tecnologias educacionais entram totalmente integradas ao processo de ensino-aprendizagem e ao conteúdo curricular da área de Biologia, desenvolvendo o que chamamos de ‘conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo do professor’ (TPACK em inglês)”, explicou Daniel Salvador, professor da Fundação Cecierj, que elaborou o artigo em conjunto com o seu grupo de pesquisa e contou com contribuição do Programa em Ensino em Biociências e Saúde do IOC/Fiocruz.

“Sem esse apoio, inclusive dos pesquisadores colaboradores do IOC/Fiocruz, tais como o professor Maurício Luz, que também é autor do artigo, jamais teríamos conseguido consolidar esse trabalho e compartilhá-lo com o mundo acadêmico internacional”, completou. 

O artigo “TPACK for meaningful learning survey: “paths” for professional development of biology teachers in Brazil pode ser baixado e lido gratuitamente no site da revista  http://www.tojet.net/articles/v20i2/20217.pdf . O trabalho também será apresentado no International Educational Technology Conference, que ocorrerá em setembro deste ano na Turquia.